Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Chef do Senac apresenta gastronomia saudável na II Feira da Sustentabilidade

Redação 13 de abril de 2016 6 minutes read

Evento com entrada gratuita também contará com o Disco Xepa e o minicurso “Cidades Comestíveis”

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Hambúrguer artesanal, salada com quinoa, brigadeiro gourmet, risotos e paletas são alguns dos pratos que poderão ser degustados na II Feira da Sustentabilidade. Responsável pela gastronomia, a chef Renata Palma, docente do Senac Águas de São Pedro, está organizando cardápios tradicionais, veganos e vegetarianos, servidos em seis food trucks, na cantina com opções light e na cafeteria. O evento começa nesta quinta-feira (14) e segue até sábado na Casa do Marques do bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP).

 

Ao convidar a chef Renata Palma para a área gastronômica, a Feira da Sustentabilidade cumpre mais um dos seus importantes objetivos, que é compartilhar o momento da alimentação como um ritual que aproxima as pessoas. “Somos seres inteligentes, aprendemos a plantar, colher, caçar, fazer o fogo, inventar utensílios e outros saberes. Mas, ainda assim, a resposta ao interesse pela alimentação não está completa”, diz a incentivadora do slow food, movimento mundial para saborear a comida de forma saudável, envolvendo também o produtor e o meio ambiente.

 

Para definir melhor estes conceitos, Renata explica a diferença entre o fast food  e o slow food. No primeiro, são as grandes redes que usam ferramentas de marketing e mídia para instaurar um sistema de comida aparentemente deliciosa, nutritiva, porém, rápida e padronizada. Já o segundo pauta-se na tríade: alimento bom porque gostamos do que é saudável, saboroso e bonito. Limpo, porque queremos saúde sem degustar quantidades abusivas de agrotóxicos. Justo, com base na conscientização da enorme cadeia de produtores que se utilizam de boas práticas agrícolas para nos trazer o melhor e, por isso, devem ser respeitados e valorizados.

 

DISCO XEPA

Para encerrar as atividades gastronômicas, haverá uma ação do Disco Xepa, para alertar sobre o desperdício dos alimentos e a necessidade do consumo responsável. Os chefs de cozinha produzirão alguns pratos com alimentos que deixarão de ser desperdiçados no fim dos varejões municipais. Numa forma criativa de sensibilizar o público, a apresentação será acompanhada pelo maracatu do grupo piracicabano Baque Caipira.

 

MINICURSO “CIDADES COMESTÍVEIS”

O conceito do slow food de apreciar o alimento e valorizar quem o produz está despertando nas pessoas o interesse em plantar, cuidar e colher inclusive entre seus vizinhos. De olho neste movimento, o minicurso “Cidades Comestíveis” abordará as ferramentas e benefícios da agricultura urbana. A atividade será ministrada por André Biazoti, gestor ambiental do Movimento Urbano de Agroecologia (Muda-SP), no sábado (16/4), das 9h30 às 11h30. Para participar basta chegar com 20 a 30 minutos de antecedência e manifestar interesse.

 

De acordo com André, são inúmeras as iniciativas individuais e coletivas de encontrarem espaço nas cidades para a agricultura. “Essas experiências estão aproximado pessoas e promovendo o compartilhar do slow food”, comenta. Sobre a cidade comestível, o educador ambiental cita as árvores frutíferas plantadas nas calçadas, como pitanga, acerola, amora e outras espécies. “As pessoas estão começando a ter um novo olhar. Tem muita gente querendo fazer uma horta, mas não sabe como começar. Nós ajudamos este potencial a se tornar realidade e áreas urbanas já estão produzindo e deixando todos mais felizes”, entusiasma-se André.

 

FUNCIONAMENTO

A área de alimentação estará aberta a todos os visitantes da Feira da Sustentabilidade, nos dias 14 e 15, das 9h às 19h, e no sábado (16), das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Para a degustação, o pagamento nos food trucks poderá ser em dinheiro e cartões de débito e crédito. A cantina e a cafeteria aceitarão dinheiro e cheque.

 

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial da Feira da Sustentabilidade, na quinta-feira (14), às 9h, contará com Miguel Cooper, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Edinalva Inês Correa Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), dos patrocinadores OJI Papéis Especiais e Klabin, o apoio cultural do Sesc Piracicaba e logístico de inúmeras parcerias. O evento é aberto ao público. A entrada e o estacionamento são  gratuitos. Todas as informações estão no site www.feiradasustentabilidade.com.br.

 

SOBRE RENATA PALMA

A chef Renata Palma é empresária na área de serviços, formada como cozinheira chef internacional, no Senac Campus Águas de São Pedro, onde atua como docente, e também economista. Além de personal chef em eventos familiares e coorporativos, ministra cursos em empresas e é ativista do ConviviumSlowFood de Piracicaba.

 

SOBRE ANDRÉ BIAZOTI

É educador ambiental, desenvolve projetos na área de sustentabilidade, agricultura urbana (na promoção de hortas comunitárias), desenvolvimento local e comunitário e ocupação de espaços públicos. Também é integrante do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA-SP).

 

GRUPO DISCO XEPA

Movimento criado por jovens de São Paulo combate o desperdício de alimentos e promove a inclusão social por meio da gastronomia e a união da música. Eles coletam alimentos descartados em feiras e supermercados da cidade para criar pratos autênticos, saudáveis e grátis.

 

GRUPO BAQUE CAIPIRA

O grupo piracicabano tem como referência o maracatu de baque virado proveniente da Nação Estrela Brilhante do Recife e da Nação Estrela Brilhante do Igaraçu. Contudo, tem desenvolvido uma linguagem própria em relação às composições rítmicas, arranjos musicais e loas que destacam elementos da cultura afro-ameríndia e das manifestações populares da região de Piracicaba (SP).

 

Serviço:

II Feira da Sustentabilidade Compartilhando novas leituras e inspirações

Data/horário: ABRIL  – 14 e 15, das 9h às 19h; 16, das 9h às 17h

Abertura oficial ao público: Dia 14, às 9 horas

Local: Casa do Marquês, bairro Monte Alegre, Piracicaba (SP) – Av. Comendador Pedro Morganti, 4.970

Entrada gratuita

Informações: www.feiradasustentabilidade.com.br

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Casa do Trabalhador de S. Bárbara oferece 37 vagas de emprego
Next: Banda Vado Negri é a atração do ‘Música na Praça’ do Tivoli Shopping
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente