Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Audiência acena para aprovação do feriado de 20 de Novembro em Santa Bárbara

Redação 24 de março de 2016 3 minutes read

A audiência pública realizada ontem quarta-feira (23) para discutir a instituição do feriado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) em Santa Bárbara d’Oeste reuniu parlamentares, membros do movimento negro, sociedade civil e representantes dos setores comercial e industrial do município. O evento foi promovido pelo vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PROS), autor do projeto de lei que propõe o feriado. Na avaliação do parlamentar, o debate foi produtivo e aponta para a aprovação da matéria, que segue em trâmite na Câmara Municipal.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

“Os prós e os contras do feriado foram amplamente discutidos e houve espaço para apresentação de todas as posições, eu avalio como positivo e percebi que a proposta do feriado é bem aceita pela sociedade, apesar de o setor econômico resistir com o argumento de eventual prejuízo financeiro com a criação do feriado”, avaliou Careca.

Para ele, os argumentos dos membros do movimento negro de que a população negra trabalhou por 200 anos em regime de escravidão, sobrepõe o impacto econômico citado pelo presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara), Antônio Roberto Bonamin, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito.

O sindicalista Jair dos Santos destacou a ausência de direitos da população escrava e a necessidade de políticas compensatórias. Nesse sentido, a historiadora Claudia Monteiro, lembrou a situação dos homens e das mulheres que foram libertos com o fim da escravidão e não tiveram direitos a nenhuma medida de inclusão social. “Eles (negros) contribuíram para formação da sociedade, não foram apenas mão de obra, eles foram ferramentas para a construção do país”, enfatizou.

A população presente também pôde participar com a apresentação de questões aos membros da Mesa. O presidente da Associação Cultural Beneficente Quilombo da Paz, Antônio Carlos Vianna, respondeu às perguntas do público. Ele também avaliou como produtiva a audiência e agradeceu ao vereador pela iniciativa. Benedito Samuel Barbosa, o Dito Preto, abriu os debates expondo a ausência de informações sobre o negro na história de Santa Bárbara d’Oeste.

Antes da audiência, o público presente assistiu apresentações de capoeira, hip hop e maracatu promovidas por grupos locais.

 

 

Assessoria de imprensa

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Moro cumpre decisão e remete ao Supremo investigação sobre Lula
Next: Babosa (Aloe Vera): conheça os benefícios
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente