Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prontos Socorros registram 563 mil atendimentos no segundo quadrimestre

Redação 15 de outubro de 2015 3 minutes read

Os Prontos Socorros Municipais Dr. “Edison Mano”, na área central, e Dr. “Afonso Ramos”, na Zona Leste, registraram 563.208 atendimentos no segundo quadrimestre de 2015. Deste total, foram realizados 438.756 procedimentos de enfermagem, 98.081 consultas médicas, 23.882 exames e 2.489 atendimentos do serviço social, em ambas as unidades. Os dados foram apresentados durante a Audiência Pública do setor, realizada no mês passado na Câmara Municipal.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Nas consultas médicas, os números do segundo quadrimestre mostram queda de 7,8% em relação ao primeiro quadrimestre, sendo que de maio a agosto foram registrados 98.081 atendimentos contra 106.270 atendimentos entre os meses de janeiro a abril nos locais. Isso mostra o foco da Administração Municipal na Atenção Básica do Município. Houve um acréscimo da procura de atendimentos na Atenção Básica em relação à urgência e emergência, aumentando 21% no segundo quadrimestre de 2015, de 48.098 atendimentos contra 39.665 atendimentos realizados entre os meses de janeiro a abril nas 12 UBSs, segundo o secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Dreison Iatarola.

 

Segundo ele, as Unidades Básicas de Saúde, antigamente conhecidas como Postos Médicos, são os locais em que a população deve procurar atendimento médico, pois a maioria das doenças devem ser prevenidas, diagnosticas e tratadas nas mesmas. O secretário explicou ainda que apenas nas situações da urgência e emergência, como suspeita de infarto, derrame ou acidentes, por exemplo, os Prontos Socorros devem ser procurados.

 

“Se este fluxo for respeitado, o paciente poderá formar um vínculo mais forte com a unidade mais próxima da sua casa e terá a sua disposição um acolhimento e acompanhamento mais apropriados do que nos Prontos Socorros, que devem ser utilizados apenas para os casos de urgência e emergência. Este é o motivo de investirmos tanto na Atenção Básica do Município, seja na infraestrutura como nos profissionais. Além disso, estamos sempre orientando a população sobre a importância de ter as UBSs como principal referência para a saúde”, comentou.

 

Investimentos

 

O balanço do segundo quadrimestre aponta ainda que entre janeiro e agosto deste ano foram investidos R$ 74,2 milhões em Saúde, o que corresponde a 29,63% do orçamento próprio do município. No período destacam-se, além dos atendimentos, reformas e ampliações de UBSs e construção das novas unidades, implantação do novo Centro de Especialidades, além da troca de toda frota da Saúde – com 26 novos veículos, sendo 10 ambulâncias, duas delas UTIs móveis totalmente equipadas.

 

Foto: Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Com atrações no Centro Cívico, Corinthians/Americana estreia no Paulista
Next: Indaiatuba: Conselheiros de desenvolvimento da RMC se reúnem em Itatiba na próxima terça (20)
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente