Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cirurgia de crânio com implante produzido pela Unesp tem sucesso

Redação 10 de setembro de 2015 2 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Próxima operação será em paciente adulto

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Atendendo a uma solicitação do Prof. Dr. Aristides Augusto Palhares Neto do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, a equipe do Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP), coordenado pelo Prof. Dr. Osmar Vicente Rodrigues, do Departamento de Design, da FAAC, tendo como base apenas um arquivo de uma Tomografia Computadorizada do trauma do paciente (um menino de seis anos), usou seus recursos de tratamento de imagens e impressão 3D, e produziu um implante personalizado, em acrílico.

A finalidade desse implante era para ser usado numa cirurgia (cranioplastia) que reconstitui a parte óssea que foi perdida, recuperando a forma e aparência originais da área afetada, oferecendo a necessária proteção mecânica ao crânio, e a consequente integridade física do cérebro.

Essa cirurgia aconteceu na última segunda-feira, dia 31 de agosto, no Hospital das Clínicas do Campus de Botucatu, e foi um sucesso. Com o implante se encaixando perfeitamente à região correspondente à falta de massa óssea, conforme previsto, colaborou para que a cirurgia transcorresse com tranquilidade. Isso significa que muito em breve, essa criança poderá, dentre outras atividades, voltar a brincar e a jogar futebol, esporte que ele tanto gosta, mas que há quatro anos, estava impedido de fazê-lo, em função do risco de um trauma direto no cérebro, pela falta de parte do crânio. Parte essa que, a partir de agora, está ocupada pelo implante.

Ainda nesta semana o CADEP finalizará a impressão 3D do protótipo do segundo implante, para outro paciente, desta vez para um adulto, a fim de receber a confirmação da equipe médica, para iniciar a produção definitiva deste.

Para saber mais sobre o CADEP, visite www.cadepunesp.com.br ou no próprio site da FAAC em www.faac.unesp.br clicando no logo do Laboratório na coluna da direita.

Unesp

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Polícia Civil prende 11 integrantes de facção criminosa
Next: Vasco finalmente ganha, Palmeiras perde para o Internacional fora
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente