Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Produtores de grãos da região Sudeste serão impactados pela estiagem

Redação 21 de janeiro de 2015 3 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

A esperança de que as chuvas de verão voltassem a tornar caudalosos os rios, reservatórios e colaborasse com a agricultura, evaporou com o prolongamento da estiagem que assola o Sudeste. Para o professor da IBE-FGV, Matheus Kfouri Marino, especialista em agronegócio, os produtores de grão da região terão que arcar com os prejuízos da estação.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

De acordo com o alerta divulgado no fim de dezembro pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o déficit de chuvas de dezembro no Norte de São Paulo, Centro-Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro se somou à anomalias do clima que impediram precipitações em outubro e novembro, gerando uma “estação chuvosa mais fraca em seu início”, para o Sudeste do país.

 

Sem as precipitações previstas para dezembro e com a projeção de que o primeiro trimestre, conhecido como o mais chuvoso do ano, seja de chuvas insuficientes, os produtores de grãos como soja, milho e café da região sudeste de São Paulo e interior de Minas serão os mais afetados pela estiagem.

 

O professor da IBE-FGV especialista em agronegócio explicou que a região sudeste do país não tem tanta participação na produção de grãos do Brasil, como a região Centro-Oeste e Sul. “A falta de chuvas vai impactar muito os produtores de soja do estado, por exemplo, pois não conseguirão aumentar os preços e nem ter uma boa colheita,” explica Marino.

 

Quando o assunto são os hortifrútis, o produtor da região sudeste do país conseguirá inserir no valor final de venda dos produtos os prejuízos sofridos com a escassez de chuvas. “Os produtores dos hortifrútis, como limão, batata e jiló, conseguirão aumentar os preços de suas safras, pois a maior produção desses itens encontra-se nessa região, sentindo menos o impacto da estiagem,” exemplifica o especialista em agronegócio.

 

O Ceasa de Campinas anunciou já esta semana um aumento de até 30% no valor da batata, porém Marino explica que esse acréscimo é passageiro, e avisa que a população não deve se assustar.

 

“Os hortifrútis tem um ciclo curto de produção, e podem ser cultivados em estufas e com sistemas de irrigação, ou seja, os preços terão picos, subirão exorbitantemente e reduzirão logo em seguida”, afirmou.

 

 

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Campo Belo A e B decidem a categoria sub-08 do Torneio de Férias
Next: Música “Abelha sem mel” do Villa Baggage atinge 300 mil visualizações
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente