Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura orienta sobre Febre Maculosa

Redação 14 de outubro de 2014 3 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Devido ao período propício da ocorrência da Febre Maculosa, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) informa sobre a doença, sintomas, forma de contágio e das medidas possíveis para evitá-la. A Prefeitura por meio dos setores competentes realiza diariamente a vigilância dos casos suspeitos e confirmados da Febre Maculosa, identificação do vetor (carrapatos) por demanda, monitoramento e informação de áreas ou locais com a presença do vetor e de possível transmissão da doença, promoção do controle dos carrapatos nas espécies domésticas e controle do vetor em casos específicos.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

O controle da doença envolve diversas ações, segundo o médico veterinário do CCZ, Wilson Guarda. Ele ressaltou que todos os serviços de informação e educação desenvolvidas pelo município, assim como todas atividades, executam cuidados de saneamento urbano, manutenção e a limpeza de áreas publicas, destino correto de resíduos sólidos, de podas e capinação, notificações para a preservação de terrenos e áreas particulares, controle do vetor e consequentemente controle da transmissão da doença.

 

De acordo com Guarda as pessoas devem evitar frequentar ou adentrar em áreas sabidamente propícias a presença do carrapato vetor, tais como matas, cursos d’água, lagos e outros ambientes de preservação onde há presença de capivaras e outras espécies silvestres. “Nos casos de pessoas que frequentaram essas áreas ou que sabidamente tiveram parasitismo pelo carrapato e que dentro de um período de 14 dias apresentam os sintomas como febre e mal estar, elas devem procurar imediatamente a orientação médica. Isso é de suma importância para o início do tratamento e diminuição dos casos de morte pela doença”, explicou o profissional.

 

Sobre as orientações o médico veterinário enfatizou ainda que em caso de visitas de áreas de comprovada infestação por carrapatos, seja por motivo de trabalho ou lazer, a pessoa deve usar calças e mangas compridas se possível de cor claras e vistoriar o corpo e roupas a cada duas horas. As pessoas devem sempre utilizar pinça para remoção do animal e manter os animais domésticos igualmente afastados destas áreas de preservação e devidamente tratados e supervisionados pelo médico veterinário de sua confiança.

 

Doença

 

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa de letalidade alta, causada por uma bactéria da espécie Rickettsia rickettsii. Esta bactéria é transmitida ao homem em nossa região por meio da picada do carrapato (vetor) da espécie Ambliomma cajenense, popularmente denominado de carrapato estrela. O carrapato é de ocorrência comum em capivaras e outros animais silvestres, mas também pode acometer animais domésticos.

 

Devido a presença e ao comportamento do carrapato vetor, a doença é mais comumente adquirida por pessoas que frequentam áreas rurais e peri urbanas, regiões com matas e capineiras, próximas a cursos d´água como rios, córregos e lagoas. Os sintomas da doença se caracterizam por febre de aparecimento súbito, mal estar geral, dores musculares e na cabeça, podendo ainda aparecer vômitos e diarréia. Com a evolução podem aparecer as manchas avermelhadas nos membros inferiores, na palma das mãos e planta dos pés.

 

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: “Caprichos di Casa” traz peças artesanais no Museu da Imigração
Next: Previsões para o setor imobiliário. Por Paulo Augusto Grandi
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente