Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Educação e prevenção são desafios para garantir qualidade de vida na terceira idade

Redação 30 de setembro de 2014 4 minutes read

Expectativa de vida aumenta a cada ano no Brasil. Para 2020, a idade

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

média será de 76,7 anos

 

Grupo Médico do Carelink oferece acompanhamento de qualidade para os aposentados de empresas usuárias dos planos de saúde

 

 

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, com o propósito de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e valorização dos idosos.

 

De acordo com a médica especialista em Gestão de Saúde do Carelink, Flávia Marques, entre os desafios para se chegar à terceira idade com qualidade de vida estão a educação e a prevenção, somados ao respeito e cidadania, que precisam ser considerados com esta parcela da população que representa 7,5% do total, segundo dados de 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que em 2060 chegará a 29%.

 

“Envelhecemos todos os dias, desde o nascimento, por isso, a educação é a base para o cidadão ter acesso às informações sobre a importância da prevenção e às ferramentas que estão à disposição para os cuidados com a saúde e, consequentemente, o bem-estar para aproveitamento da chamada ‘melhor idade’”, explicou Flávia.

 

Expectativas

 

A pirâmide de idade tem se modificado muito nas últimas décadas, por conta do acesso à saúde e novas tecnologias para tratamentos e prevenção, contudo, em países ainda em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a qualidade e expectativa de vida ainda está bem abaixo dos países desenvolvidos.

 

No Brasil, em 2010, a expectativa média de vida de um idoso era de 73,6 anos, enquanto que nos Estados Unidos era de 78 anos e na Austrália 82 anos, conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Para 2020, a expectativa média dos brasileiros será de 76,7 anos e, em 2030, aumenta para 78,6 anos.

 

Prevenção

 

Dentre as dicas de prevenção para uma terceira idade com qualidade de vida, que devem ser adotadas o quanto antes, a Dra. Flávia destaca: ter uma alimentação saudável e equilibrada, beber muita água, consultar médicos com regularidade e tirar dúvidas, questionar, entender bem o que foi receitado, para não usar medicamentos errados e ainda realizar exames regulares, como de colesterol, pressão arterial, por exemplo. Além disso, dormir bem e se exercitar são essenciais. “É uma somatória de ações que também devem estar atreladas ao cuidado de forma geral, consigo próprio e com o outro, e ainda se colocar no lugar do idoso, afinal, é uma forma de olharmos para o futuro e realizarmos hoje o que queremos em longo prazo”, disse a especialista do Carelink.

 

 

Acompanhamento para aposentados

 

Cada vez mais o idoso é participativo na sociedade, por isso, é preciso valorizá-lo e aproveitar suas contribuições por todo o seu tempo de experiência de vida. Neste sentido, o mercado também deve estar atento a este nicho para suprir as necessidades específicas, como nas áreas de vestuário, diversão e lazer, mobilidade, segurança, saúde e muito mais.

 

Seguindo esta tendência, na Carelink Consultoria em Gestão de Saúde, do grupo B2 Saúde, que promove ações de prevenção, os funcionários das empresas usuárias dos planos de saúde continuam a receber acompanhamento mesmo quando se aposentam. “É um diferencial importante, afinal, acontece uma mudança no ritmo de vida dos aposentados e manter o atendimento através de grupos especiais tem como foco assegurar a qualidade de vida, oferecer orientações sobre doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, diabetes e alterações no colesterol e triglicerídeos, além de monitorar o agendamento médico dos pacientes entre outras ações”, elencou a Dra. Flávia.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Vândalos destroem placas de candidatos durante a noite
Next: Pedreiro leva 5 tiros no Jardim Conceição
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente