Skip to content
Primary Menu
  • Analice Nicolau
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Variedades

Empresas têm até esta sexta-feira para definir o modelo do Simples Nacional

Redação 26 de outubro de 2026 8 minutes read
Empresas têm até esta sexta-feira para definir o modelo do
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Micro e pequenos empresários devem redobrar a atenção. Encerra-se nesta sexta-feira (30) o prazo para a seleção do regime tributário que passará a valer em janeiro, em decorrência da reforma tributária.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

As empresas interessadas em quitar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) pelo regime regular dispõem de prazo até sexta-feira para efetivar a escolha. Quem não fizer a escolha continuará a recolher pelo regime simplificado, que tem uma alíquota variável por tipo e tamanho de negócio posteriormente rateada em diversos tributos.

Também na sexta-feira expira o prazo para que os estabelecimentos regularizem as pendências que obstaculizaram a adesão ao Simples Nacional. O período para a opção pelo regime encerrou-se no dia 15.

O Simples Nacional consiste em um modelo simplificado de tributação destinado a organizações com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Em virtude do novo sistema tributário, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) antecipou o processo de escolha do regime tributário.

As companhias que pretendem aderir ao regime no ano de 2027 precisam protocolar o pedido até 30 de outubro. Até então, a opção pelo Simples era realizada em janeiro de cada ano.

O encerramento do prazo estava previsto inicialmente para 30 de setembro, mas, após negociações com o Conselho Federal de Contabilidade e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o CGSN prorrogou a data limite para 15 de outubro.

O novo prazo foi normatizado por meio de resolução do CGSN publicada no final de setembro. As diretrizes integraram ao regime simplificado o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributos instituídos pela reforma tributária incidente sobre o consumo.

As micro e pequenas empresas têm de 3 de novembro a 20 de dezembro para desistir das opções. A prerrogativa aplica-se tanto à reversão da inclusão no Simples quanto ao cancelamento do recolhimento do IBS e da CBS com vigência a partir de 2027.

O que muda

A nova diretriz aplica-se às empresas que ainda não integram o Simples Nacional e pretendem adotar o regime a partir de janeiro de 2027.

Os novos prazos estabelecidos são:

  •     1º de setembro a 15 de outubro de 2026: período para solicitar a opção pelo Simples Nacional para 2027;
  •     1º de setembro a 30 de outubro de 2026: escolha do regime regular da CBS e do IBS para o primeiro semestre de 2027;
  •     30 de outubro de 2026: regularização de pendências que tenham impedido opção pelo Simples Nacional;
  •     3 de novembro a 20 de dezembro de 2026: prazo para desistir das opções.

As datas a seguir permanecem inalteradas:

  •     1º de janeiro de 2027: início dos efeitos da opção;
  •     1º a 31 de março de 2027: nova oportunidade para escolher o recolhimento do IBS e da CBS pelo regime regular, com efeitos no segundo semestre.

Criada por causa da transição para o novo sistema tributário, a alteração busca dar mais previsibilidade às empresas antes do início do ano-calendário.

IBS e CBS

Outra modificação diz respeito à modalidade de recolhimento do IBS e da CBS. A pessoa jurídica poderá manter-se no Simples Nacional e, simultaneamente, optar pela quitação de ambos os tributos por meio do regime regular.

Para o primeiro semestre de 2027, a escolha deveria ter sido feita em setembro, com validade de janeiro a junho.

As entidades que deixaram de realizar a opção pelo regime regular nesse intervalo manterão, durante o primeiro semestre, a apuração de IBS e CBS sob a sistemática do Simples.

A decisão poderá ser revista em março de 2027, com efeitos para o segundo semestre.

A deliberação pode gerar impactos expressivos, sobretudo para empresas que operam no mercado business-to-business (B2B), em decorrência da possibilidade de geração e aproveitamento de créditos tributários.

Dessa forma, a avaliação do regime não deve se restringir à análise da alíquota. Devem ser considerados na equação fatores como:

  •     perfil dos clientes;
  •     cadeia de fornecedores;
  •     possibilidade de geração e aproveitamento de créditos;
  •     formação de preços;
  •     impacto dos novos tributos no fluxo financeiro.

Optantes

Os contribuintes que já estão enquadrados no Simples Nacional estão, em regra, dispensados de nova solicitação de permanência no regime.

Apesar disso, é recomendado verificar a situação fiscal da empresa em setembro deste ano para identificar eventuais pendências ou exclusões voltadas ao exercício de 2027.

As companhias que continuarem no Simples e optarem por não recolher o IBS e a CBS pelo regime regular não precisarão submeter um novo requerimento.

Aquelas que desejarem expurgar os dois tributos do escopo do Simples deverão formalizar a decisão dentro do prazo estipulado.

Abertura

As organizações constituídas entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2026 submeter-se-ão a uma regulamentação específica.

Nesse cenário, a opção pelo Simples Nacional efetuada no ato de inscrição do CNPJ surtirá efeitos tanto para o período remanescente de 2026 quanto para a integralidade do ano de 2027.

A escolha relacionada ao IBS e à CBS pelo regime regular também poderá ser feita na abertura da empresa, com efeitos a partir de janeiro de 2027.

Caso o gestor decida não permanecer no Simples no decorrer de 2027, caberá a solicitação de exclusão por opção até o último dia do exercício de 2026.

Desistência

A antecipação da opção também viabilizou a instituição de um mecanismo de retratação.

Os requerentes que formalizaram o pedido até 15 de outubro estão autorizados a cancelar a solicitação até 30 de novembro de 2026.

O cancelamento, porém, será irretratável. Isso significa que, depois de desistir, a empresa não poderá fazer uma nova opção para produzir efeitos em 2027.

A antecipação viabiliza ainda a detecção prévia de irregularidades antes da transição do ano. Na hipótese de indeferimento motivado por falhas sanáveis, a instituição disporá de prazo para regularizar a situação.

Regra do MEI

A alteração normativa não impacta o cronograma de opção pelo Simei, sistema direcionado ao Microempreendedor Individual (MEI).

Para o MEI, a opção pelo Simei continua sendo realizada em janeiro de cada ano, até o último dia útil do mês.

Por conseguinte, a antecipação estipulada para setembro não deve ser confundida com as normas particulares aplicáveis aos microempreendedores individuais.

NFS-e nacional

Outra diretriz anunciada pelo CGSN refere-se à emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) por meio do ambiente emissor nacional.

A obrigatoriedade direcionada às empresas optantes pelo Simples Nacional foi prorrogada de 1º de setembro para 1º de novembro de 2026.

O adiamento tem como propósito conceder maior lapso temporal para que administrações municipais e corporações promovam as adequações de ordem tecnológica e operacional.

Entre as providências recomendadas constam:

  •     testar a emissão das notas;
  •     verificar a integração com sistemas de gestão;
  •     conferir a parametrização dos dados fiscais;
  •     preparar os procedimentos internos antes do início da obrigatoriedade.

O marco regulatório altera, adicionalmente, o formato de prestação de dados fiscais e socioeconômicos.

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deixará de ser entregue em apartado. Os dados passarão a integrar o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), com submissão anual programada para o período entre janeiro e março.

A mudança faz parte da adaptação do Simples Nacional ao novo modelo tributário.

Planejamento

Considerando que o mês de setembro concentra deliberações cruciais para o exercício subsequente, consultores orientam que empresas e profissionais contábeis promovam a análise tributária de forma antecipada.

A decisão entre manter o IBS e a CBS no Simples ou quitá-los sob as regras do regime regular pode gerar repercussões distintas conforme o segmento de atuação, a cadeia de suprimentos e o perfil da freguesia.

Por esse motivo, antes de efetivar o enquadramento, a recomendação é que a micro e pequena empresa simule os dois cenários, bem como proceda à revisão dos softwares de gestão, da emissão de documentos fiscais e do planejamento financeiro para 2027.

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Ação social reúne serviços gratuitos, lazer e atividades culturais no Santa Rita
Next: Eleições 2026: oito partidos vão comandar 26 estados e o DF

Leia também:

Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas elege as melhores laterais-esquerdas
  • Variedades

Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas elege as melhores laterais-esquerdas

Redação 26 de outubro de 2026
parada lgbt de Madureira
  • Variedades

RJ: Parada LGBTQIA+ de Madureira confirma nova edição para 15 de novembro

Dennis Moraes 26 de outubro de 2026
casa
  • Variedades

Alarmes, controles, fechaduras inteligentes: 5 em cada 10 brasileiros desejam investir em automação e segurança residencial nesta BLACK FRIDAY

Dennis Moraes 26 de outubro de 2026
  • CLIQUE NA IMAGEM
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente