Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Home
  • Santa Bárbara d´Oeste

Em discurso, Rafael Piovezan destaca transformação da saúde e parceria com Tarcísio durante inauguração do Cidade Saúde

Dennis Moraes 24 de junho de 2026 5 minutes read
WhatsApp Image 2026-06-24 at 14.05.25

Foto: Igor do Vale/Governo do Estado SP

  • Contém Suzano - YouTube

Prefeito relembra desafios do projeto, homenageia profissionais da saúde e ressalta investimentos que ampliam atendimento em Santa Bárbara d’Oeste

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Santa Bárbara d’Oeste viveu nesta terça-feira um dos momentos mais importantes de sua história recente na área da saúde pública. Durante a inauguração oficial do Complexo Cidade Saúde, o prefeito Rafael Piovezan destacou a transformação que o novo equipamento proporcionará ao município e aproveitou a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para agradecer a parceria que vem resultando em investimentos históricos para a cidade.

Em um discurso marcado por emoção, reconhecimento e prestação de contas à população, Piovezan ressaltou que o empreendimento representa um dos maiores investimentos já realizados pelo Município com recursos próprios na área da saúde.

O novo complexo recebeu investimento de aproximadamente R$ 25 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário. O prédio possui quatro pavimentos e cerca de 4 mil metros quadrados de área construída, reunindo diversos serviços de saúde em um único espaço estratégico da cidade.

Segundo o prefeito, a concepção do Cidade Saúde nasceu de uma ideia simples: concentrar os serviços especializados em uma região de fácil acesso para toda a população.

“Nós pensamos onde seria o melhor lugar para reunir os serviços de saúde de Santa Bárbara d’Oeste e concluímos que deveria ser no centro geográfico da cidade, facilitando o acesso de todos, principalmente daqueles que utilizam o transporte coletivo”, afirmou.

A escolha do local também permitiu dar nova utilidade ao antigo Terminal Urbano, estrutura que há décadas não cumpria a função originalmente planejada. O espaço foi incorporado ao projeto justamente para ampliar a mobilidade e democratizar o acesso aos atendimentos.

Durante sua fala, Rafael Piovezan fez uma homenagem especial à ex-secretária de Saúde Lucimeire Rocha, lembrada como uma das principais responsáveis pelo planejamento que deu origem ao projeto.

De acordo com o prefeito, o trabalho desenvolvido pela gestora e por toda a equipe da Secretaria de Saúde serviu como base para a construção do novo modelo de atendimento que agora passa a funcionar no município.

“Ela deixou um legado de trabalho, planejamento e cuidado com as pessoas. Apontou um horizonte para onde a saúde pública de Santa Bárbara deveria caminhar”, destacou.

O prefeito também reconheceu o trabalho do atual secretário de Saúde, Marcos Romanholi, e de toda a equipe da pasta, que participou do desenvolvimento e implantação do complexo.

Entre os avanços anunciados, Piovezan informou que a capacidade de atendimento da rede especializada terá crescimento expressivo. Atualmente, são realizados cerca de 8,5 mil procedimentos mensais. Com o funcionamento completo do Cidade Saúde, a expectativa é alcançar aproximadamente 13 mil atendimentos, um aumento próximo de 50%.

O número de consultórios especializados praticamente dobrará, além da implantação de um espaço dedicado à realização de pequenas cirurgias e procedimentos ambulatoriais, reduzindo deslocamentos e ampliando a oferta de serviços à população.

Outro dado destacado pelo prefeito foi o impacto econômico da nova estrutura. Quando estiver operando em sua capacidade máxima, o complexo contará com cerca de 400 profissionais atuando diariamente.

Durante o discurso, Rafael Piovezan também fez questão de agradecer o apoio recebido do governador Tarcísio de Freitas e do deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O prefeito lembrou que esta foi a quinta visita oficial de Tarcísio a Santa Bárbara d’Oeste desde o início de seu mandato, fato que classificou como demonstração de compromisso com o município.

“Em todas as oportunidades, o governador esteve aqui para entregar algo importante para a cidade. Isso demonstra respeito e atenção com Santa Bárbara d’Oeste”, afirmou.

Piovezan ainda destacou medidas adotadas pelo Governo do Estado que vêm fortalecendo a saúde regional, especialmente a atualização da tabela SUS paulista, iniciativa que, segundo ele, trouxe aproximadamente R$ 13 milhões adicionais para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste em apenas um ano.

“O Governo do Estado teve coragem de fazer aquilo que o Governo Federal não faz há muitos anos: olhar para o financiamento da saúde pública e garantir mais recursos para os hospitais”, declarou.

Além dos investimentos na saúde, o prefeito citou outras conquistas obtidas por meio da parceria com o Estado, como a entrega de caminhões-pipa, obras de pavimentação no Cruzeiro do Sul, a implantação de unidades habitacionais da CDHU e o avanço das obras do Complexo Aquático César Cielo.

Ao encerrar sua fala, Rafael Piovezan agradeceu os servidores municipais envolvidos na execução do projeto, destacando especialmente o secretário de Planejamento, José Eduardo Fornasari, o Zeca, responsável pela concepção da obra, e o secretário de Obras, Amilton Godoy Caducchioli, que acompanhou toda a execução dos trabalhos.

“Hoje é um dia de felicidade para todos nós. Este prédio representa planejamento, trabalho sério e respeito à população. É uma obra que vai transformar a vida dos barbarenses e fortalecer ainda mais a saúde pública da nossa cidade”, concluiu.

A inauguração do Cidade Saúde contou com a presença de autoridades estaduais, municipais, lideranças religiosas, profissionais da saúde e moradores que acompanharam a entrega daquele que passa a ser considerado um dos mais modernos complexos públicos de saúde da Região Metropolitana de Campinas.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Mundial Feminino de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras
Next: Tarcísio elogia gestão de Rafael Piovezan durante inauguração do Cidade Saúde

Leia também:

WhatsApp Image 2026-06-24 at 14.16.58
  • Santa Bárbara d´Oeste

Tarcísio elogia gestão de Rafael Piovezan durante inauguração do Cidade Saúde

Dennis Moraes 24 de junho de 2026
coldplay
  • Home

Tivoli terá show gratuito em homenagem ao Coldplay nesta quinta-feira

Dennis Moraes 23 de junho de 2026
55351108248_e6a98c40de_z
  • Santa Bárbara d´Oeste

Prefeitura de Santa Bárbara abre inscrições para edital PNAB – Fomento Cultural 2026

Dennis Moraes 23 de junho de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente