O vereador Paulo Monaro protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando informações detalhadas ao Poder Executivo sobre a manutenção das ambulâncias da rede pública municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, após um grave episódio ocorrido no último dia 13 de janeiro.
Na ocasião, uma ambulância que transportava uma paciente cadeirante de 19 anos e sua mãe, no retorno do Hospital de Base de São José do Rio Preto, apresentou falha no sistema de gás, com forte odor no interior do veículo. A situação obrigou a interrupção da viagem em local ermo, sem acostamento, colocando em risco as passageiras e o motorista. As pacientes só conseguiram retornar ao município horas depois, sem apoio ou contato da Secretaria Municipal de Saúde durante a espera.
No requerimento, o parlamentar destaca as reclamações recorrentes de pacientes e acompanhantes sobre a precariedade da frota, relembra compromissos assumidos pela Secretaria de Saúde em audiência pública e questiona a ausência de medidas emergenciais, como a locação de ambulâncias.
Entre os questionamentos, o vereador pede informações sobre a frota atual de ambulâncias e seu estado de conservação; sobre a manutenção e vistoria do veículo envolvido no incidente; e a respeito de eventual abertura de procedimento administrativo. Ele também pede informações sobre a falta de acompanhamento às pacientes após o ocorrido e com relação às medidas concretas e prazos para garantir segurança e dignidade no transporte de pacientes.
“O transporte de pacientes não pode colocar vidas em risco. É dever do poder público assegurar veículos em condições adequadas e atendimento humanizado”, ressaltou Paulo Monaro.
O requerimento aguarda resposta oficial do Executivo Municipal.





