Porsche 550 Spyder, que venceu a Carrera Panamericana no México, em 1954, vai inspirar pintura da Porsche Fórmula E - Crédito: Porsche/Divulgação
No ano em que completa 75 anos de automobilismo, Porsche homenageia triunfo histórico na Carrera Panamericana com pintura especial em agradecimento aos fãs mexicanos
Na segunda corrida da Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, o E-Prix da Cidade do México, a equipe Porsche celebra a cultura automobilística do México e de sua apaixonada torcida. Os dois carros Porsche 99X Electric da equipe oficial de fábrica aparecerão com uma pintura especial, que presta homenagem ao lendário 550 Spyder, com o qual Hans Herrmann conquistou a vitória em sua categoria na Carrera Panamericana de 1954, a corrida de rua mais famosa do México.
Em 1954, Herrmann venceu a categoria Sport para carros de até 1.500 cc e terminou em terceiro lugar na classificação geral, resultado que não apenas destacou o status inicial da Porsche no automobilismo internacional, mas, juntamente com outros sucessos em 1952 e 1953, contribuiu para a criação do icônico nome Porsche Carrera.
O México também marca o início de um ano de comemorações para a Porsche. Em 2026, a fabricante de carros esportivos de Stuttgart celebra 75 anos de automobilismo – história que começou em 1951 com o Porsche 356 SL e uma vitória na categoria em Le Mans.
Uma semelhança também conecta o carro de corrida de Hans Herrmann, de 1954, com o altamente eficiente Porsche 99X Electric: o 550 Spyder foi o primeiro Porsche projetado especificamente para corridas, enquanto o 99X Electric é o primeiro Porsche desenvolvido exclusivamente para o automobilismo totalmente elétrico.
O legado do 550 Spyder em 1954 foi além do sucesso esportivo. Sua carroceria de alumínio exibia vários logotipos de marcas de empresas que apoiaram a campanha Panamericana. Na época, o patrocínio de carros ainda era um conceito relativamente novo no automobilismo e só se tornaria comum muito mais tarde. Algumas das pinturas mais memoráveis em 75 anos de Porsche Motorsport podem ser atribuídas à influência do patrocínio, contribuindo para a variedade de cores que moldou a identidade da Porsche nas corridas.
Além da equipe de fábrica Porsche Formula E, dos pilotos Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, a equipe cliente norte-americana Andretti Formula E, que conta com Jake Dennis e com o brasileiro Felipe Drugovich, também compete com o Porsche 99X Electric da última geração GEN3 Evo.
Thomas Laudenbach, Vice-presidente da Porsche Motorsport, afirmou:
“Historicamente e ainda hoje, o México é um lugar especial para nós. A história da Porsche no automobilismo elétrico ainda é recente, mas o circuito da Cidade do México desempenhou um papel determinante nela.
“Nossa equipe de fábrica conquistou sua primeira pole position e sua primeira vitória na Fórmula E aqui, em 2020 e 2022, respectivamente. Em nenhum outro lugar a Porsche teve mais sucesso na Fórmula E.
“A pintura homenageia nossa tradição no automobilismo e, ao mesmo tempo, os fãs mexicanos. É também um agradecimento a um país que nos recebe tão calorosamente na Fórmula E todos os anos.
“Nossa herança no automobilismo tradicional é única e se reflete em todos os Porsche. No futuro, queremos poder dizer o mesmo no automobilismo totalmente elétrico. É por isso que estamos competindo na Fórmula E. Queremos escrever histórias – e fazer história”.
Fórmula E celebra 150 corridas no E-Prix da Cidade do México de 2026
A Fórmula E celebra seu 150º E-Prix com a prova de 10 de janeiro de 2026, mais de uma década após sua estreia em Pequim, na China. Ao longo desses 12 anos, a Fórmula E passou por diversas transformações, desde um grande salto tecnológico em seus carros até locais incríveis e a contratação de pilotos de renome.
Os fãs podem descobrir onde acompanhar a ação, incluindo a corrida que começa às 17h05 de Brasília (14h05, horário local) do sábado, 10 de janeiro, neste link: https://fiaformulae.com/en/ways-to-watch
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Band Sports e do Grande Prêmio.




