Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Variedades

Instituições de ensino superior ampliam presença em escolas públicas e privadas e reforçam conexão com estudantes do Ensino Médio

Dennis Moraes 10 de dezembro de 2025 4 minutes read
image

Foto: Divulgação

Iniciativas educacionais voltadas para estudantes do Ensino Médio têm se intensificado em todo o país, aproximando universidades de redes públicas e privadas e ampliando o acesso a atividades formativas, vivências acadêmicas e ações preparatórias para o ingresso no ensino superior. Esse movimento, adotado por diferentes instituições, reflete o fortalecimento da relação com escolas e o compromisso de apoiar a orientação profissional dos jovens.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Em setembro, mais de 1.000 ações presenciais realizadas por equipes especializadas em High School envolveram escolas de todas as regiões do Brasil. Essas atividades — que incluem visitas, oficinas, palestras e eventos temáticos — vêm ampliando o diálogo entre ensino básico e superior, permitindo que os estudantes explorem áreas de interesse e conheçam possíveis trajetórias acadêmicas.

Entre as iniciativas, o Viva Estácio se destacou pela ampla mobilização: foram 18 mil inscritos e 14 mil participantes, em ações que envolveram 294 escolas e contaram com o engajamento de equipes em mais de 45 unidades da região Sudeste. O crescimento expressivo em relação ao ano anterior reforça o interesse dos estudantes em atividades práticas de orientação universitária. No último dia 25 de novembro, o Campus Maracanã recebeu a cerimônia de premiação da 3ª edição da Olimpíada Digital, iniciativa promovida pela Joco em parceria com a SEEDUC e a SME. O encontro celebrou estudantes e escolas que mais se destacaram no game educacional, que nesta edição abordou temas essenciais como fake news, sustentabilidade, racismo, saúde mental, tecnologia e futuro do trabalho. A competição reuniu milhares de jovens de diversas regiões do estado, ampliando o alcance de uma proposta já consolidada como referência de inovação e impacto social na rede pública.

O IDOMED Day, voltado às carreiras da saúde, reuniu mais de 1.800 participantes e concedeu 480 isenções de vestibular presencial, com destaque para o município de Cáceres (MT), que registrou aumento de 467% na participação. Já o Ibmec Day, mesmo sem ocorrer em uma de suas unidades tradicionais, recebeu 1.640 estudantes e distribuiu 364 isenções, mantendo o ritmo de engajamento observado nos últimos anos.

Outro movimento relevante foi a campanha itinerante HS na Estrada, realizada pela Wyden, que levou o SuperVest a diferentes cidades. A ação passou por instituições como FACIMP (MA), UNITOLEDO (SP) e UNIFAVIP (PE), fortalecendo o relacionamento com escolas parceiras e ampliando o acesso dos alunos a atividades preparatórias e conteúdos acadêmicos em diferentes regiões do país.

“Todo o relacionamento que nutrimos ao longo do ano com as escolas parceiras é potencializado com os eventos de experiência. Nosso objetivo final é que os estudantes possam experimentar nosso ensino e infraestrutura. Tivemos percentuais de crescimento consistentes nesse ciclo, que comprovam o sucesso da estratégia”, afirma, Alcides Andrade, supervisor do High School Sudeste.

A percepção sobre a importância desse vínculo também se repete nas regiões onde as ações ganharam força. Em Cáceres (MT), que registrou um dos maiores crescimentos de participação no IDOMED Day, o coordenador local de Relacionamento com Escolas destaca o impacto direto das iniciativas na escolha consciente da carreira.

No Nordeste, a experiência tem sido semelhante. No UNIFAVIP, em Caruaru (PE), as ações realizadas ao longo do ano e reforçadas pelo HS na Estrada aproximaram a instituição de escolas urbanas e rurais do Agreste. Para a coordenadora local, o diferencial está na troca de vivências entre estudantes do Ensino Médio e jovens que já estão na universidade.

“As instituições de ensino têm ampliado seu papel para muito além da sala de aula, fortalecendo o vínculo com as escolas e oferecendo aos jovens oportunidades reais de orientação profissional. No Unifavip Wyden, temos trabalhado de forma ativa para levar conhecimento, esclarecer dúvidas e apresentar caminhos possíveis para quem está decidindo seu futuro. A Feira de Profissões e as ações que realizamos fora dos muros do Centro Universitário — inclusive chegando cada vez mais ao interior — têm sido fundamentais para aproximar os estudantes das diversas áreas do conhecimento e ajudá-los a fazer escolhas mais seguras e alinhadas aos seus sonhos e talentos”, destaca Consultora de Escolas do UNIFAVIP.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Indústria conecta Santa Bárbara com o mundo
Next: Prefeitura manterá serviços essenciais no recesso de fim de ano em Santa Bárbara

Leia também:

Brasil perde para Bélgica na estreia do Pré-Mundial de Basquete
  • Variedades

Brasil perde para Bélgica na estreia do Pré-Mundial de Basquete

Redação 12 de março de 2026
Flamengo vence Cruzeiro com gols de Pedro e Carrascal
  • Variedades

Flamengo vence Cruzeiro com gols de Pedro e Carrascal

Redação 12 de março de 2026
Calderano derrota anfitrião em estreia no WTT Champions, na China
  • Variedades

Calderano derrota anfitrião em estreia no WTT Champions, na China

Redação 11 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente