SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Reencontro da 1ª turma de Engenharia Mecânica da UNIMEP celebra legado e marca novo ciclo da FHO em Santa Bárbara

Compartilhe essa notícia!

O encontro histórico marcou o reencontro de engenheiros formados há mais de 40 anos na antiga UNIMEP, hoje o novo Campus da FHO em Santa Bárbara d’Oeste.

O último dia 8 de novembro foi de emoção e memórias no Campus Santa Bárbara da Fundação Hermínio Ometto (FHO). A Instituição recebeu os egressos da 1ª turma de Engenharia Industrial Mecânica da antiga UNIMEP, formados em 1982, para celebrar mais de 40 anos de história, amizade e legado.

O grupo foi recepcionado pelo Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes; pelo Coordenador do Núcleo de Engenharia e dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho; pela Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini; e por colaboradores da Instituição.

O evento contou também com a presença especial do ex-professor da turma, Nelson Natal P. Bryan, homenageado pelos ex-alunos por sua participação nos encontros anuais do grupo, que reúne cerca de 36 formandos desde a graduação — um exemplo de união que atravessa décadas. “É um grande privilégio poder reviver e, quem sabe, perpetuar a nossa história aqui, com a nossa placa e essa árvore. É muito gratificante voltar a este local de formação e também voltar um pouco no tempo”, destacou Gerson Pelos, emocionado com a homenagem.

O Reitor da FHO, destacou a importância do reencontro como símbolo de continuidade e legado. “Esta é uma grande árvore com dois ramos. Tudo o que a gente faz em Araras pretendemos fazer aqui. A história do Campus Santa Bárbara começa oficialmente no próximo ano, mas traz consigo toda a tradição de 50 anos da FHO. Essa é a nossa intenção, essa é a nossa missão”, afirmou Prof. Dr. Mendes.

Durante as falas, os ex-alunos relembraram o início da trajetória da Engenharia Industrial Mecânica na cidade. “Na época, não existia curso noturno de engenharia. A Unimep veio suprir essa necessidade, reunindo profissionais de várias áreas que estudavam à noite e trabalhavam durante o dia. Tivemos grandes professores, engenheiros profissionais das mais diversas empresas da região e trocamos muitas experiências”, recordou Marcos Parodi.

Uma história que segue viva

Os engenheiros e seus familiares participaram de uma visita guiada pelo Prof. William às instalações do novo Campus, que a partir de 2026 receberá os primeiros alunos dos cursos de Engenharia da FHO. “Eu me sinto muito orgulhoso de estar aqui porque esse é um momento histórico. Os senhores se formaram em 1982 e ajudaram a construir a reputação da engenharia neste campus. Se sintam orgulhosos de ver que hoje ela segue com uma Fundação extremamente responsável e comprometida em se tornar uma referência também em Santa Bárbara d´Oeste, com a missão de formar novos engenheiros com a mesma excelência e compromisso, capazes de trabalhar e impactar a realidade”, destacou o coordenador. 

O ponto alto do encontro foi o descerramento de uma placa dos egressos, instalada na entrada do Campus, seguido pelo plantio de uma árvore de pau-brasil.Hoje a gente une os elos de uma corrente que jamais vai quebrar. Gostaríamos de agradecer a todos vocês, membros do corpo diretivo e de funcionários da FHO, que tão calorosamente nos recebem nesse pedacinho de chão, que pra nós é sagrado. Há exatos 43 anos, 3 meses e 14 dias nós plantamos a primeira árvore e descerramos a primeira placa. Hoje repetimos o gesto, certos de que a Fundação Hermínio Ometto seguirá cuidando de ambas com o mesmo carinho e afeto que vem dedicando a nós desde o nosso primeiro contato”, afirmou o egresso Homero Rodrigues dos Santos Jr., emocionado. “Em breve, vamos ver mais um passo na concretização de um sonho cuja semente foi plantada numa Instituição chamada FRESA – Fundação Regional de Ensino Superior em Araras, que tinha como propósito instalar e manter e promover a expansão dos institutos de nível superior cujas atividades deveriam se orientar para o desenvolvimento cultural, científico técnico, social, ambiental e econômico do país – o que a gente vê que a FHO honra e carrega como uma bandeira. É uma chama que permanece viva na Instituição. Muito obrigado por todo o carinho e acolhida de vocês. Hoje nós somos muito mais do que apenas seres. A gente faz parte de uma cadeia que engloba todo time da FHO”. 

Ao final do evento, os engenheiros posaram juntos diante da placa e da árvore recém-plantada — um gesto simbólico que reafirma o elo entre passado e futuro e celebra o reencontro de uma história que continua viva no novo Campus da FHO.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!