SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prof. José Carlos Armelim é selecionado para a Zona Azul da COP-30 e representará a educação climática brasileira em Belém

Compartilhe essa notícia!

O professor José Carlos Armelim, conhecido por seu trabalho na área de educação para o uso de energia renovável e eficiência energética, foi selecionado para integrar a Zona Azul da COP‑30, conferência mundial do clima que acontece em Belém do Pará. A seleção ocorreu por meio de uma chamada pública do Governo Federal do Brasil, aberta em setembro, na qual Armelim apresentou seu currículo e as ações que desenvolve em prol da sustentabilidade.


Segundo o professor, a notícia chegou com grande surpresa e entusiasmo, especialmente após receber, no dia 30 de outubro, o crachá exclusivo concedido pela ONU que garante acesso à Zona Azul – área restrita onde chefes de Estado e representantes oficiais discutem medidas políticas e técnicas para o enfrentamento das mudanças climáticas. Armelim destaca que a COP‑30 será um marco pessoal e profissional: “Estarei lá a partir do dia 7 de novembro. As passagens e hospedagem já estão resolvidas, só falta arrumar uma bicicleta para chegar pedalando até o evento”.


Com o projeto “Pedal Sustentável”, o educador pretende representar a importância do ensino climático e do papel da escola na formação da consciência ambiental. Para ele, incluir disciplinas obrigatórias sobre energia renovável e eficiência nas grades escolares – desde o ensino básico até a universidade – é essencial para preparar futuras gerações.


Armelim também reforça que a educação é a chave para transformar hábitos cotidianos que impactam o clima. “A decisão individual, como optar pelo etanol em vez da gasolina ou escolher produtos regionais, nasce do conhecimento. É a educação que dá às pessoas o poder da escolha responsável”, afirmou.


Ao ser questionado sobre o que espera da participação na conferência e seus encontros com líderes globais, ele comentou com entusiasmo sobre o desejo de conversar com jovens ativistas como Greta Thunberg. “Ela inspira milhões de jovens no mundo inteiro. Eu a respeito muito por sua coragem e exemplo. A juventude é a semente dessa transformação.”


O professor Armelim encerra reforçando seu propósito: “Vou representar o DNA do educador brasileiro, defender a educação climática com unhas e dentes e mostrar que o ensino é o primeiro passo para a sustentabilidade.


Texto de Fátima Franco

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!