SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Mostra de Teatro Cena Bárbara celebra 10 anos com público expressivo, fomento à arte e formação de plateia

Foto: Bruno Cardoso

Compartilhe essa notícia!

A 10ª edição da Mostra de Teatro Cena Bárbara, realizada entre os dias 18 e 28 de setembro em Santa Bárbara d’Oeste, marcou uma década de história com saldo positivo, público expressivo, fomento à arte e formação de plateia. Ao todo, 2.435 pessoas participaram das atividades, número considerado significativo pela organização, sobretudo porque a maior parte da programação ocorreu no CEU das Artes, equipamento cultural descentralizado da cidade.

Foram 21 atividades abertas ao público, reunindo nove produções nacionais, oito espetáculos barbarenses e outras atrações convidadas. Além dos palcos tradicionais, como o CEU das Artes, Teatro Municipal Manoel Lyra e o Centro Cultural e Biblioteca Professor Léo Sallum, a programação também ocupou a Praça Central e o Espaço Arte-Móvel.

Entre os destaques, o Cena Bárbara inovou com o Cena Aberta, realizado exclusivamente no CEU das Artes. Antes de cada espetáculo, o público teve a chance de subir ao palco e se expressar livremente em um espaço de criação artística e partilha.

O coordenador do projeto, Otávio Delaneza, destacou a trajetória contínua do evento. “O Cena Bárbara chega então em sua décima edição, de forma ininterrupta. Nós começamos lá em 2016 e viemos até hoje sem parar, todo ano conseguindo realizar o festival no Município. É uma história construída com muita luta e muito suor. Aos 10 anos, a gente percebe como amadureceu e se fortaleceu enquanto grupo, projeto e artistas de teatro”, afirmou.

Outro ponto destacado foi a adesão do público. “Nessa edição ficou muito claro para a gente como conseguimos nos articular com a cultura e com a arte, porque o público veio de forma espontânea. Tivemos sessões lotadas em todos os espaços, sobretudo no CEU das Artes. Isso nos deixa felizes, porque mostra que o público já entende setembro como um mês de fomento à cultura e ao teatro em Santa Bárbara”, completou Delaneza.

Além de valorizar produções locais, a Mostra também consolidou sua projeção nacional. Grupos de estados como Bahia e Rio de Janeiro participaram da programação, reforçando o Cena Bárbara como um ponto de encontro e de visibilidade para artistas de diferentes regiões do Brasil.

É uma alegria imensa celebrar os 10 anos da Mostra de Teatro Cena Bárbara, um projeto que já faz parte da identidade cultural de Santa Bárbara d’Oeste, formando plateia, aproximando a comunidade da arte e fortalecendo nossos artistas. Esta edição, que reuniu mais de 2,4 mil pessoas, mostra a força do teatro como espaço de encontro e transformação. Agradeço a todos os grupos participantes, às companhias barbarenses, aos artistas de outros estados, aos parceiros institucionais, à equipe organizadora e, em especial, ao público que prestigia e dá sentido a tudo isso. Que o Cena Bárbara siga crescendo e inspirando muitos outros anos de cultura em nossa cidade”, enfatizou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Na 10ª edição da Mostra de Teatro Cena Bárbara, o público acompanhou uma programação diversa que contou com os espetáculos “E o Sol Avermelhou” (Cia Arte-Móvel), “Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em Cena” (Os Ciclomáticos), “WWW Para Freedom” (Barracão Teatro), além do Teatro Lambe-Lambe (Cia Luzes e Lendas) com cinco histórias curtas. Também foram apresentados “A Travessia do Grão Profundo” (Núcleo Caatinga da Cia Teatral Avatar), “Brun Blaá” (Catarsis Arte para a Infância e Juventude), “E Se Fôssemos Baleias” (Coletivo A Digna), “La Trattoria” (Los Circo Los), “À Flor da Pele” (Grupo Teatral ApanelA), “Alinhavando” (NAC), “La Mamma” (La Cascata Cia Cômica), “Vagão de Histórias” (Grupo de Teatro Mirabolantes), “O Arquidiabo e o Camponês” (Rabugentos Cia Teatral), “Aventuras de Pedro Malasartes” (Cia Xekmat), “Casulo” (Cia Arte-Móvel), “Sputnik II e Outras Histórias Caninas” (Cia do Trailer), “Isadora – Alma em Trânsito” (Grupo Lumos), “Sabores Esquecidos” (Trupe Dona Formiga) e “Cícera” (Contadores de Mentira), além das oficinas e momentos de partilha que completaram a programação.

A 10ª Mostra de Teatro Cena Bárbara foi uma realização da Associação Paulista Amigos da Arte, por meio do programa Difusão CultSP, da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, Cia Arte-Móvel e Grupo Di Atus, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e apoio do Tivoli Shopping.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!