Exposição “Descida aos Infernos” reúne ilustrações publicadas na imprensa nacional e internacional. Atividades ocorrem em diversos espaços culturais de Santa Bárbara d’Oeste em agosto e setembro.
Santa Bárbara d’Oeste recebe a partir do dia 7 de agosto a exposição “Descida aos Infernos”, da artista visual, diretora de arte e quadrinista barbarense Amanda Miranda. A mostra reúne ilustrações criadas entre 2018 e 2025 para reportagens de veículos como O Globo, Agência Pública, UOL e The Intercept, abordando temas sensíveis como violência contra a mulher, racismo estrutural e justiça social.
As artes da exposição já foram exibidas internacionalmente, na França e na Guiana Francesa, e agora retornam à cidade natal da artista em formato itinerante, com passagem por quatro espaços culturais de Santa Bárbara d’Oeste, incluindo o Museu da Imigração, a Biblioteca Prof. Léo Sallum, o CEU das Artes e a Escola Estadual Luzia Baruque Kirche. Além da exposição, o projeto oferece workshops gratuitos, visitas guiadas e encontros com a artista. As atividades contam com distribuição de kits de desenho para os participantes.
Selecionado em 1º lugar pela Política Nacional Aldir Blanc, o projeto é realizado com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa reforça a importância da arte aliada ao jornalismo como ferramenta de denúncia, reflexão e transformação social.
Entre os trabalhos em destaque estão as ilustrações da série “Empresas cúmplices da ditadura militar” – vencedora do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos –, e “Máquina de Moer Preto”, finalista do Prêmio Vladimir Herzog. Parte da HQ “A Urna”, finalista do CCXP Awards, também integra a exposição.
Confira a programação completa da exposição itinerante:
📍 Museu da Imigração
Exposição: 07 a 29 de agosto
Abertura: 7 de agosto, às 18h30
Bate-papo com a artista: 7 de agosto, às 19h
📍 Endereço: Rua João Lino, 371 – Centro
📍 Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum
Exposição: 8 a 30 de agosto
Workshop “Desenhando Notícias”: 8 de agosto, às 18h
📍 Endereço: Rua do Algodão, 1450 – Cidade Nova
📍 CEU das Artes Ariovaldo Inácio Vardão
Exposição: 1 a 22 de setembro
Workshop: 1º de setembro, às 18h
📍 Endereço: Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol II
📍 Escola Estadual Prof. Luzia Baruque Kirche
Exposição: 2 a 23 de setembro
Bate-papo com alunos: 2 de setembro
📍 Endereço: Rua Dr. Edson Santos Mano, 50 – Conj. Hab. Roberto Romano
🎨 Todas as atividades são gratuitas e sujeitas à lotação.
🔗 Inscrições e mais informações: www.amandamiranda.art
Sobre a artista
Amanda Miranda nasceu em 1995, em Santa Bárbara d’Oeste. Atua como artista visual, quadrinista e diretora de arte. Tem trabalhos publicados por The Intercept Brasil, O Globo, Agência Pública, Pulitzer Center, entre outros. Já colaborou com marcas como Netflix, Adobe, CCBB, MUBI, Companhia das Letras e Antofágica.
Autora de obras como Sonhe Comigo (2024), Juízo (2023), A Urna (2022) e Sangue Seco Tem Cheiro de Ferro (2019), Amanda é também coautora de coletâneas como BRABA (2024) e TABU (2019). Foi listada na Forbes Under 30 (2021), e recebeu prêmios e indicações como o HQMix, AMAERJ e Vladimir Herzog.
VEJA TAMBÉM
Guarda Municipal identifica e multa responsáveis por queimadas em Santa Bárbara d’Oeste
FHO realiza evento “De Portas Abertas” em Santa Bárbara d’Oeste no dia 4 de outubro
Confira a programação completa da 10ª edição da Mostra de Teatro Cena Bárbara; apresentações têm início nesta quinta