SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Artista barbarense Amanda Miranda expõe obras premiadas em mostra itinerante com oficinas gratuitas

Compartilhe essa notícia!

Exposição “Descida aos Infernos” reúne ilustrações publicadas na imprensa nacional e internacional. Atividades ocorrem em diversos espaços culturais de Santa Bárbara d’Oeste em agosto e setembro.

Santa Bárbara d’Oeste recebe a partir do dia 7 de agosto a exposição “Descida aos Infernos”, da artista visual, diretora de arte e quadrinista barbarense Amanda Miranda. A mostra reúne ilustrações criadas entre 2018 e 2025 para reportagens de veículos como O Globo, Agência Pública, UOL e The Intercept, abordando temas sensíveis como violência contra a mulher, racismo estrutural e justiça social.

As artes da exposição já foram exibidas internacionalmente, na França e na Guiana Francesa, e agora retornam à cidade natal da artista em formato itinerante, com passagem por quatro espaços culturais de Santa Bárbara d’Oeste, incluindo o Museu da Imigração, a Biblioteca Prof. Léo Sallum, o CEU das Artes e a Escola Estadual Luzia Baruque Kirche. Além da exposição, o projeto oferece workshops gratuitos, visitas guiadas e encontros com a artista. As atividades contam com distribuição de kits de desenho para os participantes.

Selecionado em 1º lugar pela Política Nacional Aldir Blanc, o projeto é realizado com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa reforça a importância da arte aliada ao jornalismo como ferramenta de denúncia, reflexão e transformação social.

Entre os trabalhos em destaque estão as ilustrações da série “Empresas cúmplices da ditadura militar” – vencedora do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos –, e “Máquina de Moer Preto”, finalista do Prêmio Vladimir Herzog. Parte da HQ “A Urna”, finalista do CCXP Awards, também integra a exposição.

Confira a programação completa da exposição itinerante:

📍 Museu da Imigração
Exposição: 07 a 29 de agosto
Abertura: 7 de agosto, às 18h30
Bate-papo com a artista: 7 de agosto, às 19h
📍 Endereço: Rua João Lino, 371 – Centro

📍 Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum
Exposição: 8 a 30 de agosto
Workshop “Desenhando Notícias”: 8 de agosto, às 18h
📍 Endereço: Rua do Algodão, 1450 – Cidade Nova

📍 CEU das Artes Ariovaldo Inácio Vardão
Exposição: 1 a 22 de setembro
Workshop: 1º de setembro, às 18h
📍 Endereço: Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol II

📍 Escola Estadual Prof. Luzia Baruque Kirche
Exposição: 2 a 23 de setembro
Bate-papo com alunos: 2 de setembro
📍 Endereço: Rua Dr. Edson Santos Mano, 50 – Conj. Hab. Roberto Romano

🎨 Todas as atividades são gratuitas e sujeitas à lotação.
🔗 Inscrições e mais informações: www.amandamiranda.art

Sobre a artista

Amanda Miranda nasceu em 1995, em Santa Bárbara d’Oeste. Atua como artista visual, quadrinista e diretora de arte. Tem trabalhos publicados por The Intercept Brasil, O Globo, Agência Pública, Pulitzer Center, entre outros. Já colaborou com marcas como Netflix, Adobe, CCBB, MUBI, Companhia das Letras e Antofágica.

Autora de obras como Sonhe Comigo (2024), Juízo (2023), A Urna (2022) e Sangue Seco Tem Cheiro de Ferro (2019), Amanda é também coautora de coletâneas como BRABA (2024) e TABU (2019). Foi listada na Forbes Under 30 (2021), e recebeu prêmios e indicações como o HQMix, AMAERJ e Vladimir Herzog.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!