SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sugestão de pauta: Tarifas do Governo Trump já eram esperadas antes mesmo do lobby da família Bolsonaro, analisa especialista da ESPM

(Reprodução/Instagram)

Compartilhe essa notícia!

Fonte: Fabio Andrade, economista, cientista político e professor do curso de Relações Internacionais da ESPM

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no início de julho a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida, que contou com mediação do deputado Eduardo Bolsonaro, é vista por analistas como reflexo indireto das acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para Fábio Andrade, cientista político e professor de relações internacionais da ESPM, o tarifaço representa uma coincidência entre os interesses de Trump e da família Bolsonaro. “O lobby da família Bolsonaro só foi eficaz pois estava em paralelo ou em concordância com a forma que Trump queria sancionar alguns países.”

Também, segundo o professor, a medida não está ligada apenas a questões ideológicas. A Índia é um país com o mesmo espectro ideológico de Donald Trump, e mesmo assim foi alvo de tarifas.  O que está em jogo é uma tentativa dos Estados Unidos de reverter uma tendência de déficit comercial com diversas nações, e isso explicaria o endurecimento da negociação com o Japão e com alguns países da Europa. 


Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!