Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Pré-estreia da São Paulo Companhia de Dança acontece nesta sexta e sábado em Santa Bárbara

Dennis Moraes 28 de abril de 2025 6 minutes read
Pas de Deux de Dom Quixote - SPCD - Crédito Samira Dantas (1) imprensa

Foto: Samira Dantas

Além de pré-estreia de Carlos Pons Guerra, também serão apresentados dois espetáculos após abertura do Laboratório da Dança Fernanda Araújo

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O Teatro Municipal “Manoel Lyra”, de Santa Bárbara d’Oeste, receberá, neste final de semana, uma pré-estreia da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), uma das mais importantes companhias de dança da América Latina. Serão duas apresentações gratuitas, realizadas na sexta-feira (2), às 20 horas, e no sábado (3), às 19 horas. O público poderá retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada sessão.

A SPCD é a companhia de dança profissional do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança.

As apresentações em Santa Bárbara são realizadas pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e São Paulo Companhia de Dança via Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O patrocínio é do Itaú.

“Essa é a 9ª vez que subiremos ao palco em Santa Bárbara d’Oeste e, agora, com uma pré-estreia junto ao nosso repertório com uma obra clássica e uma contemporânea. O público poderá conferir, em primeira mão, a criação do coreógrafo Carlos Pons Guerra, que dialoga com temas atuais do nosso planeta, e leva à cena uma coreografia instigante que junta dança, teatro e outros elementos”, conta Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

A abertura dos espetáculos ficará por conta do Laboratório da Dança Fernanda Araújo, de Santa Bárbara, com a obra ÉTER, dirigida por Fernanda Araújo, que também assina a coreografia ao lado de Eduardo Menezes e Cintia Nogueira. Em ambas as sessões, a SPCD apresenta sua versão do Grand Pas de Deux de Dom Quixote; Ataraxia, de George Céspedes; e A Vingança dos Flamingos, que é o destaque da noite, de Carlos Pons Guerra.

Pré-estreia “A Vingança dos Flamingos”, de Carlos Pons Guerra

Em sua primeira criação para a São Paulo Companhia de Dança, o espanhol traz ao centro do palco uma história sobre beleza, resistência e desequilíbrio ambiental. Vistosos flamingos dominam a cena para expor, com ironia e lirismo, as tensões entre espetáculo e natureza. Inspirado por memórias da infância nas Ilhas Canárias, o coreógrafo transforma o palco em um espaço onde a vida selvagem performa para nos entreter — enquanto silencia, esgota e adoece.

A obra — que combina movimentos clássicos, contemporâneos e inspirados no reino animal, com uma performance marcadamente teatral — tem início com um grupo de flamingos que dança com exuberância e leveza, em gestos amplos e sorrisos que evocam exibição e encantamento. Aos poucos, porém, a atmosfera se transforma com a entrada de dois humanos — encantadores de flamingos que acompanham silenciosamente a cena. Sua presença, ambígua, simboliza controle e falsa proteção.

Com figurinos de Fernanda Yamamoto que evocam texturas e volumes inspirados nas plumagens, iluminação de Wagner Freire que alterna brilhos e sombras e trilha sonora que flutua entre lirismo, vaudeville e exuberância, A Vingança dos Flamingos é uma obra performática e profundamente sensível, que confronta a crueldade velada por trás do espetáculo e convida à empatia — com o planeta, com os animais, com tudo o que ainda pode resistir.

A São Paulo Companhia de Dança convida o público a participar ativamente deste momento e a comparecer ao teatro com elementos que representem a temática — vale fantasia, camiseta, acessório, desenho ou o que a imaginação permitir. Ao final da apresentação, será feita uma foto coletiva com os bailarinos.

Espetáculos

Já o clássico Grand Pas de Deux de Dom Quixote é o momento do casamento de Kitri e Basílio, personagens principais dessa obra. Coreografado por Marius Petipa, o balé Dom Quixote é baseado num capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, a filha do taberneiro.

Ataraxia, marca a estreia do coreógrafo George Céspedes para uma companhia brasileira. Conhecido por seu estilo que combina dança com elementos geométricos e matemáticos, Céspedes desenha no palco formas impactantes por meio do movimento coordenado dos bailarinos. A obra mistura dança contemporânea com figurinos urbanos e trilha sonora que vai de Marilyn Manson a Pablo Milanés.

Abertura

A obra apresentada pela companhia barbarense Laboratório da Dança Fernanda Araújo, ÉTER, é uma criação coreográfica que atravessa estilos e atmosferas, reunindo obras de jazz, neoclássico e contemporâneo que se revelam uma experiência sensível e arrebatadora. Em um tecido de movimentos que se entrelaçam como fragmentos de memória, emoção e pulsação do tempo, a colagem coreográfica propõe uma viagem pelo invisível: aquilo que se move no ar, que se comunica sem palavras, que paira entre o corpo e o espírito. ÉTER não é uma narrativa linear — é respiro, é presença.

Fichas Técnicas:

Grand Pas de Deux de Dom Quixote (2012)

Coreografia: na versão da SPCD, a partir do original de 1869 de Marius Petipa (1818-1910)
Música: Leon Minkus (1826-1917)
Iluminação: Wagner Freire
Figurinos: Tânia Agra

Ataraxia (2025)

Coreografia: George Céspedes
Assistência de Coreografia: Aymara Rodrigues
Músicas: Trilha original de George Céspedes; Count To Six And Die (The Vacuum Of Infinite Space Encompassing), de Marilyn Manson e John Lowery, The Golden Age Of Grotesque, de Brian Warner e Tim Skold, ambas interpretadas por Marilyn Manson; Candil
De Nieve, de Raúl Torres, interpretada por Pablo Milanés.
Figurino: Marco Lima
Iluminação: André Boll
*Atenção: a obra apresenta cena com efeito estroboscópico que pode afetar espectadores fotossensíveis.

A Vingança dos Flamingos (2025)

Coreografia: Carlos Pons Guerra
Figurino: Fernanda Yamamoto
Iluminação: Wagner Freire

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: São Paulo Companhia de Dança sbocity

Post navigation

Previous: Fórmula E se prepara para rodada dupla histórica em Mônaco
Next: Santa Bárbara orienta produtores rurais sobre atualização obrigatória de rebanhos

Leia também:

MISS SBO
  • Santa Bárbara d´Oeste

Seletiva regional abre inscrições para escolher representantes de Santa Bárbara, Americana e Nova Odessa no Miss São Paulo Teen Infantil

Dennis Moraes 23 de março de 2026
comida de rua 02
  • Santa Bárbara d´Oeste

Festival Gastronômico “Comida de Rua” divulga cardápio oficial e promete dois dias de sabores na Praça da Migração em Santa Bárbara

Dennis Moraes 23 de março de 2026
Tivoli Shopping
  • Santa Bárbara d´Oeste

Moviecom do Tivoli participa da “Semana 10” com ingressos a preço especial

Dennis Moraes 20 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente