Moções de aplauso e projetos de lei refletem prioridades da Câmara
A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste realizou, na terça-feira (18), a 9ª Reunião Ordinária do ano, que foi marcada pela aprovação de três projetos de lei e 10 moções, além de debates relevantes sobre temas de interesse da comunidade.
Entre as aprovações, destacou-se o Projeto de Resolução nº 02/2025, de autoria do vereador Felipe Corá, que cria a Frente Parlamentar contra a instalação de pedágio na SP-304. A iniciativa tem como objetivo principal unir esforços para evitar que a região seja impactada por mais esse custo, que poderia prejudicar a mobilidade e a economia local.
O projeto inclui uma emenda substitutiva que garante interação direta entre a sociedade civil e os vereadores da Frente Parlamentar. Por meio dessa emenda, será possível acessar informações, documentos e relatórios das ações desenvolvidas. A Frente Parlamentar terá caráter suprapartidário, reunindo parlamentares interessados em contribuir para a causa.
“Essa é uma luta de todos, independentemente de ideologias políticas. Precisamos nos mobilizar para proteger os interesses da população barbarense”, destacou o vereador Paulo Monaro.
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 162/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.477/2013 sobre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Além disso, o Projeto de Lei nº 06/2025, do vereador Lúcio Donizete, que institui o Dia Municipal da Família, também foi aprovado e será incluído no calendário oficial do município.
Entre as 10 moções aprovadas, quatro manifestaram apelo contra a cobrança de pedágio na SP-304, assinadas por diversos parlamentares, como Celso Ávila, Carlos Fontes, Esther Moraes e Paulo Monaro.
Outras moções de aplauso homenagearam personalidades locais, como Cleonice Pezzolato Aboriham Gonçalves, pelo seu trabalho voluntário na APAE, e o cantor Ruan Liima, por sua carreira musical e contribuições sociais.
A Tribuna Livre foi utilizada por Adilson Rinaldo Boaretto, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que detalhou as ações da entidade e explicou como os contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para fundos assistenciais. A presença de líderes comunitários e representantes da população reforçou a importância do diálogo entre a Câmara e a sociedade civil.
Com a criação da Frente Parlamentar, os vereadores iniciarão reuniões com autoridades estaduais e promoverão audiências públicas para ampliar o debate sobre o tema. A próxima sessão da Câmara está agendada para o dia 25 de março, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo.
Acompanhe as novidades da política local no Portal SB24Horas.




VEJA TAMBÉM
Aprovado projeto de Rosana Valle que garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos
Fórmula E: Mortara e Mahindra voltam a ser os mais rápidos, nesta quarta-feira; Felipe Drugovich foi melhor novato em Valência
Fórmula E presta homenagem às vítimas das inundações de Valência, um ano depois, com doação de € 25.000