Balanço da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Americana aponta que em 2024 foram realizados 556 eventos culturais na cidade, sendo 426 gratuitos, atraindo um público total de 331.251 pessoas às atrações. O documento com todas as informações foi entregue ao prefeito Chico Sardelli pela secretária da pasta, Márcia Gonzaga Faria.
“É como sempre digo: investir em saúde, educação, segurança, é imprescindível, mas investir em cultura também é importante. E fizemos isso com muita responsabilidade, levando lazer para a população durante o ano inteiro”, diz o prefeito Chico Sardelli.
“Mais uma vez, fechamos o ano com um balanço positivo também na cultura. Foram festas grandiosas, que ficaram na memória do cidadão”, comenta o vice-prefeito Odir Demarchi.
Entre os destaques do ano, estão a folia na Orla da Praia dos Namorados, em fevereiro. Foram dois dias de alegria para 23 mil pessoas no CarnaPraia. Em abril, chegou a 2ª Rota Cervejeira com 18 mil pessoas no CCL (Centro de Cultura e Lazer). Em maio, Americana conheceu o Festival Itália na Brasil, também no CCL, para celebrar os 150 anos da imigração italiana no País. O público total foi de 7 mil pessoas.
Em julho, o 2º Rock Day Festival trouxe, entre as atrações, a banda IRA!, diante de 15 mil fãs. Em dois dias, 22 mil pessoas lotaram o CCL. Em agosto, os 149 anos de Americana foram celebrados com Roteiro Gastronômico 2024, com três dias de festa na região do Portal para 35 mil pessoas e show de encerramento do cantor Dilsinho.
O Desfile Cívico de 7 de Setembro levou 10 mil pessoas à Avenida Brasil, e dezembro teve muitas luzes e boas energias com o “EnCantos e Luzes de Natal”, na Praça Comendador Müller.
Em 2023, foram realizados 437 eventos na cidade. O público total foi de 250.684 pessoas. “Este ano, superamos os números de 2023, o que demonstra não apenas que a nossa entrega foi maior, mas também que a resposta da população foi muito positiva. Além de ampliar a oferta de produtos culturais, conseguimos fomentar o turismo regional”, destacou a secretária Márcia Gonzaga Faria.
Segundo o levantamento, em 2024 o Teatro Municipal Lulu Benencase recebeu um público total de 58.779 espectadores, em 160 atrações. Do total, 30 foram gratuitos. Os eventos que tiveram entrada solidária arrecadaram quase 11 toneladas de mantimentos para o Fundo Social de Solidariedade.
O CCL recebeu a visita de 88.300 pessoas este ano, somadas ainda a todas as atividades diárias no espaço, como aulas de música, de dança, de teatro, reuniões de conselhos e outros grupos, entre outras ações. Um dos destaques foi a realização da Feama (Feira Ambiental Municipal de Americana), levando 14 mil pessoas ao local.
Já o público que esteve no MAC (Museu de Arte Contemporânea) foi de 3.682. A Biblioteca Municipal “Professora Jandyra Basseto Pântano” teve 61.221 atendimentos e a Estação Cultura, 1 mil. A Casa do Conto atraiu 2.498 pessoas, e o OMA (Observatório Municipal de Americana) recebeu 1.659 visitantes.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana foi vista por um público de 6.161 pessoas e a Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi, por 14.725.
Os eventos com entrada solidária arrecadaram um total de 22 toneladas de mantimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Americana.
Texto: Rodrigo Francischangelis
VEJA TAMBÉM
Casos de trombose crescem no Brasil e na região. Em Campinas o aumento é de mais de 15% nos últimos anos
Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto Uma Noite no Cinema
Projeto de Rony Tavares inclui Cerco de Jericó no Calendário Oficial de Eventos