Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE
  • CONHEÇA NOSSOS PORTAIS
  • JORNALISMO, MARKETING, ESTRATÉGIA DIGITAL E CRESCIMENTO ORGÂNICO EM UMA ÚNICA ESTRUTURA
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Região

Cães-terapeutas do projeto Patas Solidárias fazem nova visita ao Hospital Municipal

Dennis Moraes 26 de novembro de 2024 3 minutes read
Patas Solidárias no HM (1)
  • Contém Suzano - YouTube

Seis cães-terapeutas do projeto Patas Solidárias realizaram uma nova visita ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, nesta segunda-feira (25). Mais uma vez, os carismáticos animais percorreram diversas alas da unidade chamando a atenção de pacientes, acompanhantes e funcionários do HM. Neste ano, esta foi a terceira ação do projeto no hospital, já realizada também na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) do município.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Conduzidos por seus tutores, os cães-terapeutas Tobias, Xubica, Aisha, Desmond, Julia e Browne circularam pelas alas 1 e 3, na recepção do Pronto-Socorro Infantil (PSI), nas salas administrativas e outras dependências do HM.

 

“Participar de um projeto como o Patas Solidárias renova nossas esperanças ao pensar em um tratamento digno e humanizado, já que a iniciativa traz bem-estar e cuidado aos pacientes. A presença dos cães-terapeutas também modifica a rotina do hospital, tornando-o mais leve, divertido e gerando nos pacientes a sensação de proximidade do lar”, afirmou Marcella Pozetti, diretora técnica do Hospital Municipal e uma das articuladoras da vinda do projeto Patas Solidárias ao HM, ao lado da nutricionista Andréia Rissati.

 

“Esta ação torna o ambiente hospitalar mais humanizado, e essa interação com os pets auxilia no processo terapêutico. Vale destacar que tudo é feito com base em normas sanitárias vigentes, e os profissionais atuam com os animais de forma segura, carinhosa e acolhedora”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

 

Patas Solidárias

 

O projeto Patas Solidárias foi idealizado e criado pela veterinária Maria Laura Bignotto Pereira, entusiasta do conceito, embasado por estudos científicos, que preconiza que a vivência e o contato com cães desencadeia benefícios terapêuticos entre os pacientes.

 

Em 2019, ela reuniu um time de voluntários e seus cães com o objetivo de promover visitas regulares em hospitais, asilos, instituições assistenciais, unidades oncológicas e outros locais de acolhimento e/ou tratamento.

 

O convívio com cães, diz Laura, promove benefícios como a redução dos níveis de cortisol, a diminuição da pressão arterial, a liberação de hormônios do bom humor e bem-estar, a diminuição do período de internação e a melhora da recuperação do paciente.

 

Para integrar o projeto, o cão tem que ser obediente, dócil e ter idade acima de 1 ano, ressalta Maria Laura. Além disso, deve estar com a carteira de vacinas em dia, ser vermifugado, não ter doenças na pele e ter passado por banho higienizador pelo menos um dia antes da visita.

 

 

Por Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)

 

Fotos: Divulgação

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Americana cães terapeutas Patas Solidárias

Post navigation

Previous: Projeto Guri de Santa Bárbara d’Oeste realiza apresentação de encerramento nesta quinta
Next: Vereadores aprovam orçamento municipal para 2025 em sessão extraordinária

Leia também:

agasalho
  • 24 Horas
  • Região

Campanha “Doe Calor e Receba Amor” inicia 7ª edição e amplia atendimento para cidades da região

Dennis Moraes 5 de junho de 2026
WhatsApp Image 2026-06-05 at 09.55.52
  • 24 Horas
  • Região

Família procura por Carlos Rodrigo Ponce e pede ajuda da população para encontrá-lo

Dennis Moraes 5 de junho de 2026
SUZANO
  • Região

Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem em Americana (SP) deve reunir 2 mil participantes no dia 5 de julho

Dennis Moraes 3 de junho de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente