Um bate-papo sobre o câncer de próstata, seus sinais e sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e o papel da nutrição durante o tratamento da doença. Assim foi a abertura da programação da campanha Novembro Azul 2024 na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana, nesta segunda-feira (18).
A atividade teve a participação de pacientes e acompanhantes e foi apresentada pelas nutricionistas oncológicas Valeska Zanetti e Andréia Rissati.
“O intuito dessa ação, e de outras atividades programadas para o Novembro Azul da Unacon, é conscientizar a população sobre o câncer de próstata, que é o tipo de câncer mais incidente em homens”, observou Valeska. “Infelizmente, ainda existe um grande tabu em torno do exame de toque, que é necessário para a detecção desse câncer. É preciso acabar com esse tabu e fazer com que os homens se cuidem mais. Inclusive, queremos que as mulheres que vieram à palestra sejam multiplicadoras dessa informação”, acrescentou.
As nutricionistas enalteceram o papel da terapia nutricional, por meio da combinação de uma alimentação balanceada com suplementos nutricionais específicos, durante o tratamento oncológico, particularmente no período das sessões de quimioterapia.
“Isso é fundamental para garantir as necessidades calóricas e proteicas do organismo do paciente, evitando e/ou amenizando a perda de massa magra muscular, os efeitos colaterais da quimioterapia e fortalecendo a imunidade do paciente”, explicou Valeska.
“Mais do que um bate-papo, essa abordagem sobre o câncer de próstata na Unacon é uma ação que visa promover saúde. As nossas equipes têm se dedicado com esmero, oferecendo informações valiosas e todas as orientações necessárias para a prevenção da doença”, comentou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Até o dia 28 de novembro, a Unacon vai promover rodas de conversa, palestras, apresentação musical e outras atividades relacionadas ao Novembro Azul, envolvendo usuários e funcionários do centro oncológico.
A Unacon é administrada pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Por Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)
Foto: Divulgação




VEJA TAMBÉM
Quando o riso estaciona no Engenho Central
Suzano abre inscrições para Jovem Aprendiz, Estágio Técnico e Estágio Superior
Jovens Talentos de Americana brilham em novo capítulo do documentário “Americana Conta sua História: em Fatos e Prosa”