SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O que é assédio moral vertical descendente?

Compartilhe essa notícia!

Muito danoso, o assédio moral vertical descendente é um tipo específico de assédio, no qual um indivíduo em posição de autoridade, como um chefe ou supervisor, utiliza o seu poder para humilhar, constranger, intimidar ou prejudicar um subordinado.

Essa forma de assédio é caracterizada pela relação hierárquica entre agressor e vítima, onde o superior se sente à vontade e se aproveita da sua posição de autoridade para exercer controles abusivos sobre o subordinado.

O que é assédio moral?

De modo geral, assédio moral é um tipo de violência psicológica, e que ocorre principalmente no ambiente de trabalho, e se caracteriza por comportamentos abusivos, repetitivos e sistemáticos, com o objetivo de humilhar, constranger, intimidar e isolar um trabalhador.

Para prevenir esse tipo de comportamento, é necessário saber identificar os sinais que o caracterizam, e como proceder caso esse tipo de assédio esteja ocorrendo com você ou com alguém que você conheça.

O que caracteriza o assédio moral vertical descendente?

O assédio moral vertical descendente é caracterizado por agressões verticais no ambiente de trabalho, onde o funcionário superior tira vantagem de sua posição de superioridade hierárquica para cometer agressões contra subordinados inferiores na escala de trabalho.

Esta é uma prática abominada por autoridades do trabalho, como ministérios, sindicatos da classe e tribunais de justiça trabalhistas. É passível de sanções e, em casos como assédio sexual no ambiente de trabalho, punível com privação de liberdade

Quais as principais formas de assédio moral vertical descendente? 

As principais formas desse assédio moral são: críticas constantes e injustas, comparações de desempenho buscando constrangimento, ignorar ou menosprezar ideias, demonstrar desprezo pelo subordinado. 

Além dessas formas, o assédio moral vertical descendente também pode se manifestar por meio da sobrecarga de trabalho, onde o superior impõe tarefas excessivas, muitas vezes com prazos irreais, com o intuito de criar um ambiente de estresse e pressão. 

Qual a diferença entre assédio moral vertical descendente e assédio sexual?

A principal diferença entre o assédio vertical e o assédio sexual é que, embora ambos sejam formas de abuso de poder no ambiente de trabalho e possam ocorrer simultaneamente, o vertical ocorre de forma variada, que não necessariamente envolve intenções sexuais explícitas. 

Enquanto o assédio moral foca na degradação psicológica e emocional da vítima, o assédio sexual atinge diretamente a integridade física e sexual do indivíduo: ambas as práticas prejudicam seriamente o bem-estar no ambiente de trabalho.

Como o assédio moral vertical descendente pode afetar a saúde da vítima?

O assédio moral vertical descendente, por ser uma experiência profundamente traumática e desgastante, pode trazer consequências sérias para a saúde – tanto física quanto mental – da vítima. As consequências variam de pessoa para pessoa.

Em geral, são sintomas comuns causados pelo assédio moral os transtornos de ansiedade, depressão, baixa autoestima, isolamento social e no ambiente de trabalho. Essas são as principais características observadas em pessoas que sofreram esse tipo de assédio.

Como identificar o assédio moral vertical descendente?

O assédio vertical é uma forma de abuso de poder que pode ser sutil e difícil de identificar, inicialmente. No entanto, alguns sinais podem ser observados para indicar que você está sendo vítima desse tipo de comportamento.

Plataformas de ajuda, como a Contato Seguro, são extremamente úteis para identificar sinais comuns de assédio moral vertical descendente. O excesso de críticas e comportamentos agressivos de um superior podem ser o primeiro fator a ser identificado nesse tipo de assédio.

O que fazer em caso de assédio moral vertical descendente?

É preciso saber o que fazer em caso de assédio moral no ambiente de trabalho, ainda que seja uma situação difícil e complexa. No entanto, é importante estar ciente de que existem medidas que podem e devem ser tomadas nesse tipo de situação.

Documente todas as provas do assédio, busque o RH da empresa para comunicar as situações recorrentes e, caso nada seja feito, busque órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho

O assédio moral vertical descendente é uma prática que deve ser coibida e cerceada. Em caso de você estar sofrendo esse tipo de assédio ou caso conheça alguém que esteja passando por isso, procure ajuda imediatamente para assegurar um bom ambiente de trabalho. Busque a Contato Seguro para efetuar denúncias com anonimato e segurança.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!