Discutir sobre Pulmão de cavalo é fundamental para todos aqueles interessados na saúde dos equinos, especialmente no que diz respeito à saúde respiratória. Estar inteirado sobre as doenças que possam vir a afetar esses animais e as formas de tratá-las e de preveni-las é de grande importância, pois a saúde respiratória está intrinsecamente ligada com o bem-estar e a qualidade de vida dos mesmos.
Doenças respiratórias são muito comuns em pulmão de cavalo, o que pode ser identificado com maior frequência em animais mais velhos – mas principalmente naqueles que demandam de energia física de forma intensificada, como cavalos atletas. Visto que esses animais são negativamente afetados se não for tomado o devido cuidado com a sua saúde respiratória, é fundamental compreender como prevenir e tratar o problema.
Qual o tamanho do pulmão de um cavalo?
Uma curiosidade sobre cavalo é que a estrutura pulmonar dos equinos é realmente impressionante, pois seus pulmões, adaptados para o tamanho robusto desses animais, são capazes de armazenar de 40 a 55 litros de ar.
Isso permite que eles realizem atividades intensas. Essa capacidade respiratória é um dos fatores que contribuem para o notável desempenho dos cavalos em esportes e outras tarefas que demandam força e resistência.
Como funciona o sistema respiratório dos equinos?
Assim como o sistema respiratório humano tem suas divisões específicas, no sistema respiratório dos equinos ocorre o mesmo, mas ele é dividido em vias respiratórias altas e vias respiratórias baixas. Nas vias respiratórias altas há as narinas, canais de ventilação da cabeça, laringe e faringe. Após a inalação pelas narinas, o ar é direcionado para a faringe e logo em seguida para a laringe.
Após passar pela laringe, o ar se encaminha para a traqueia, quando se inicia a via respiratória baixa. A traqueia é dividida em dois brônquios, condutores de ar que fazem a ponte para os pulmões. Dentro dos pulmões os bronquíolos, ramificações dos brônquios, levam o ar para os alvéolos, pequenas bolsas de ar onde ocorre a troca gasosa – que permite que o oxigênio entre na corrente sanguínea.
Doenças respiratórias: quais os problemas mais recorrentes em cavalos?
Cavalos são bastante suscetíveis a doenças respiratórias, e diversos fatores podem corroborar para que eles adoeçam – infecções bacterianas, virais, o ambiente em que o cavalo está mantido ou até mesmo desregulações hormonais. Algumas patologias podem comprometer o pulmão de cavalo e exigem atenção, como a gripe, que deixa o animal bastante debilitado, com tosse, corrimento nasal e mudança de apetite.
Outra enfermidade muito comprometedora é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC. É uma doença crônica e progressiva que apresenta sintomas como tosse, dificuldade para respirar e intolerância a exercícios. Costuma estar presente principalmente entre os cavalos mais idosos, e o aparecimento da doença está relacionado à exposição a substâncias alérgicas, como poeira ou mofo.
Como tratar e prevenir doenças respiratórias nos cavalos?
Para prevenir surpresas desagradáveis é importante que haja exames de saúde regulares, consultas com veterinário, manter uma nutrição adequada para o animal, cuidar para que o ambiente do estábulo esteja limpo, e estar sempre com a vacinação em dia.
Em caso de o cavalo estar com alguma enfermidade, é importante para o tratamento que o responsável procure por assistência veterinária. É fundamental que os medicamentos receitados sejam usados de forma correta, que o animal esteja bem alimentado e hidratado, além de repousado, para que se efetive a melhora.
Onde comprar remédios e hormônios para cavalos?
Você encontra remédios e hormônios para cavalos na DrogaVET, que possui grande versatilidade de formas farmacêuticas, e é a mais recomendada para estar presente nos cuidados com os equinos. Além do zelo e comprometimento com todos os tipos de animais, a empresa se compromete com muita dedicação para que a saúde de seu cavalo seja mantida ou restaurada.
Dessa forma, é importante que os cuidadores estejam atentos a qualquer sinal de problemas respiratórios nos equinos e em busca de conhecimento acerca das curiosidades sobre cavalos e do seu universo.
Para que não sejam surpreendidos de forma desagradável no futuro, conte com a DrogaVET que tem uma variedade de remédios e suplementos específicos para a saúde do seu equino, com segurança e medicamentos personalizados.
VEJA TAMBÉM
Educação com Espiritualidade Ecumênica: o legado de Paiva Netto à humanidade
Dia Mundial do Pão: médico esclarece mitos e verdades sobre um dos alimentos mais polêmicos da mesa
5 mitos sobre o dízimo que precisam ser quebrados