Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Opinião

A evolução da alfabetização no mundo conectado

Dennis Moraes 24 de outubro de 2024 2 minutes read
Ana Clarisse Alencar Barbosa

Ana Clarisse Alencar Barbosa

Por Ana Clarisse Alencar Barbosa, Drª. em Educação e Coordenadora do curso de Pedagogia na UNIASSELVI

 

Em um mundo cada vez mais conectado e movido pela tecnologia, a alfabetização assume um novo significado. Tradicionalmente, entendida como a capacidade de ler e escrever, a alfabetização agora se estende ao campo digital, exigindo competências que vão além do domínio das letras. Hoje, saber navegar e interpretar conteúdos digitais é tão fundamental quanto compreender um texto impresso. O impacto dessa transformação no ensino e na aprendizagem é visto diariamente nas salas de aula.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A alfabetização digital ou letramento digital é, antes de tudo, uma questão de inclusão. Vivemos em uma sociedade onde a informação circula predominantemente online, desde a busca por empregos até a realização de serviços básicos. Sem as habilidades adequadas, muitos ficam à margem das oportunidades. Isso se torna especialmente preocupante em uma era em que o distanciamento social e o ensino remoto tornaram-se parte da rotina escolar.

No entanto, a alfabetização digital não deve substituir a alfabetização tradicional, mas sim complementar. O ensino da leitura e escrita precisa continuar sendo uma prioridade nas escolas, especialmente nas fases iniciais, onde as crianças estão desenvolvendo as bases do pensamento crítico e da criatividade. O diferencial está em integrar essas habilidades com o uso das ferramentas digitais, preparando nossos alunos para um futuro integrado.

Além disso, é fundamental ensinar nossas crianças e jovens a lidar com o excesso de informações e a distinguir o que é relevante e confiável. A era digital, infelizmente, traz consigo o desafio das fake news e da desinformação, o que torna crucial desenvolvermos habilidades de leitura e escrita crítica desde cedo.

A escola tem o papel de não apenas formar leitores competentes, mas também cidadãos preparados para enfrentar os desafios de um mundo digital, promovendo um aprendizado que transcenda a sala de aula e prepare nossos estudantes para a vida. Dessa forma, a alfabetização continua sendo o pilar fundamental para o desenvolvimento humano, mas agora com novos contornos e demandas, os quais devemos estar prontos para enfrentar.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas
Tags: Ana Clarisse Alencar Barbosa

Post navigation

Previous: Continuam abertas as inscrições no Programa de Castrações Gratuitas da Prefeitura de Nova Odessa
Next: Tivoli recebe exposição com trabalhos realizados por alunos da APAE Americana

Leia também:

Alexander-Coelho---Godke-Advogados-[2]
  • 24 Horas
  • Opinião

ECA Digital: quem responde pela infância nas redes?

Dennis Moraes 23 de março de 2026
Madrid E-Prix Round 6
  • 24 Horas
  • Auto Motor
  • Formula E

Da Costa vence o histórico E-Prix de Madri e garante dobradinha da Jaguar em corrida eletrizante

Dennis Moraes 21 de março de 2026
TAMPA E PANELA
  • 24 Horas
  • Variedades

Kombi Circo leva intervenções artísticas ao Teatro Paulo Machado de Carvalho

Dennis Moraes 20 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente