Os vereadores barbarenses aprovaram seis projetos de lei durante a 37ª Reunião Ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (15 de outubro), no Plenário Dr. Tancredo Neves, na Câmara Municipal. As sessões camarárias são abertas ao público e podem ser acompanhadas por transmissão, ao vivo, pelo site oficial da Casa de Leis, pela rádio SB FM (95.9) e pelas redes sociais (@camarasbo).
Inicialmente, os parlamentares aprovaram cinco projetos de autoria do vereador Eliel Miranda. O substitutivo ao PL 169/2022 dispõe sobre a cassação de licença de funcionamento de estabelecimento que comercialize, adquira, transporte, estoque, revenda ou exponha produtos ou mercadorias oriundos de furto, roubo, estelionato ou de outro ilícito penal; o substitutivo ao PL 180/2022 institui a Política Municipal de Incentivo a Cursinhos Solidários; o substitutivo ao PL 187/2022 dispõe sobre o programa de valorização e apoio aos protetores independentes e cuidadores de animais domésticos abandonados; o substitutivo ao PL 191/2022 institui política pública para assegurar o direito das pessoas idosas, pessoas com deficiência e gestantes de receberem medicação contínua em domicílio; e, enfim, o PL 192/2022 cria o Programa Mãe Barbarense, visando a garantir vaga em creches aos bebês cujas gestantes estão até o quarto mês de gestação e fazem o pré-natal em uma das Unidades Básicas de Saúde do Município.
O sexto e último projeto aprovado foi o PL 73/2024, de iniciativa do vereador Juca Bortolucci, que denomina a avenida “Um” do Residencial Dona Margarida como avenida Liguido Berlanda. Nascido em 16 de agosto de 1939, na cidade de Tubarão (SC), Berlanda casou-se com Maria, com quem teve cinco filhos e, em 1978, vieram todos para Santa Bárbara d´Oeste. Aqui, atuou como carpinteiro e gerente de madeireiras e participou ativamente na paróquia São João Batista, no Jardim Mollom. Conhecido como “Seo Lico”, uma pessoa que cultivava a humildade, a honestidade e a solidariedade, ele faleceu aos 63 anos, em julho de 2005, deixando um legado de garra, superação e trabalho.
EXPOSIÇÃO – O presidente Paulo Monaro declarou oficialmente aberta nesta terça-feira a exposição “Ateliê Valzinha”, com dezenas de peças feitas à mão, por meio das técnicas amigurumi e crochê, expostas no hall da Câmara Municipal. As obras foram criadas pelas artesãs Valdenice da Silva Amorin Branzani e Helena Amorin. Essa mostra permanece aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 8 de novembro.
APLAUSO – As alunas do SESI Santa Bárbara d´Oeste Ana Beatriz Carpin de Sousa, Ana Luiza Fernandes e Mariana de Araújo dos Santos foram homenageadas, nesta sessão ordinária, com a Moção de Aplauso nº 211/2024, pela participação na 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, em 2023, ganhando o segundo lugar em engenharia, com classificação direta para a semifinal da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) – 2024, e na 22° edição da FEBRACE, em que conquistaram o terceiro lugar na modalidade engenharia e ganharam o certificado de inovação da equipe Skyrats, de Drones Autônomos.




VEJA TAMBÉM
Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realiza 1º Feirão de Empregos com mais de 600 vagas disponíveis
Assaí realiza mutirão de empregos em Santa Bárbara d’Oeste nesta quinta-feira
Papai Noel chega no sábado, dia 08, e abre temporada natalina do Tivoli Shopping