Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Brasil / Mundo

Eleições 2024: 1º turno tem 45 prisões em flagrante e 6,8 mil denúncias de irregularidades

Dennis Moraes 6 de outubro de 2024 3 minutes read
Eleies20241turnotem45prisesemflagrantee68mildennciasdeirregularidades_0423580001728803091.webp

O balanço final do primeiro turno das eleições municipais foi positivo, segundo avaliação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

“O Judiciário está junto para garantir eleições livres para todos os cidadãos. Nós queremos que os direitos sejam o dia a dia de todos as cidadãs e cidadãos brasileiros. Transcorreram com tranquilidade, sem hostilidades maiores, um ou outro se exalta, mas tudo dentro da normalidade”, declarou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

Segundo o TSE, durante todo o domingo foram substituídas 3.218 urnas, o que equivale a 0,61% do total. Em uma sessão numa cidade não divulgada houve um problema que fez com que a votação fosse manual em uma das sessões.  

Eleições 2024: Ocorrências 

Em todo o país foram contabilizadas 295 ocorrências gerais, 85 inquéritos instaurados, 407 eleitores conduzidos à Polícia Federal e 45 prisões em flagrante. Durante as nove horas de votação, 12 armas foram apreendidas. 

Para apoiar a segurança, 502 municípios brasileiros, de 387 zonas eleitorais, pediram apoio da Força Federal. 

Eleições 2024: Apuração

Para dar agilidade ao processo eleitoral e à apuração, neste ano, pela primeira vez, todos os estados votaram no mesmo horário, seguindo o fuso de Brasília. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função do grande número de acessos houve uma fila virtual para quem justificou a ausência por meio do aplicativo e-Título, que não apresentou instabilidade. 

Eleições 2024: Justificativas

Pelo aplicativo E-título foram registradas 2,6 milhões de justificativas por georreferenciamento — feita pelo celular para o eleitor que está fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral. Esse tipo de justificativa é aceito apenas durante o horário da votação por ele, o eleitor confirma que a pessoa está realmente fora do domicílio eleitoral.

O eleitor que não pôde ir às urnas no último domingo, tem até 60 dias para justificar o voto, o que vale também para o segundo turno, que acontece no próximo dia 27. A justificativa pode ser feita pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs. Vale lembrar que a justificativa é obrigatória para eleitores entre 18 e menos de 70 anos.

Eleições 2024: Denúncias

O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular, recebeu, só neste domingo, 6.828 ocorrências. A boca de urna foi a irregularidade mais apontada, com 4.036 ocorrências.

Além disso, foram enviadas à Justiça Eleitoral denúncias sobre propaganda irregular na internet 712, distribuição ou exposição de materiais de campanha 748 — como banner, cartaz, faixas, folhetos, volantes, santinhos, impressos, adesivos e outdoors —  uso de alto falantes e amplificadores 51, confecção, utilização ou distribuição de brindes 47, entre outros.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, falou sobre a eficiência do sistema eleitoral brasileiro. 

“As pessoas estão votando e a presidente estará divulgando o resultado poucas horas depois das eleições, consagrando este extraordinário sistema que nós temos de votação, que provavelmente é o melhor do mundo, e a democracia é isso: a rotina de as pessoas votarem, se manifestarem, dentro da lei, dentro da Constituição, e as maiorias governam com o dever de respeitar as regras do jogo e os direitos fundamentais de todos.”
 

Pixel Brasil 61

Fonte: Brasil 61

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Eleições 2024: confira quais capitais do Norte definiram novos prefeitos
Next: No mês das crianças, recreação e parque de infláveis são atrações no Paulínia Winner Mall Shopping

Leia também:

20230622_182658.jpg
  • Brasil / Mundo

Aposta do CE acerta dezenas da Mega e leva prêmio de R$ 158 milhões

Redação 4 de março de 2026
2026-03-02t112249z_1_lynxmpem210o6_rtroptp_4_usa-rigs-baker-hughes.jpg
  • Brasil / Mundo

Dólar salta a R$ 5,26, e Bolsa cai 3% com escalada no Oriente Médio

Redação 3 de março de 2026
ministro-do-trabalhol-mc_abr_12082025-4.jpg
  • Brasil / Mundo

Governo pode enviar projeto com urgência se escala 6×1 não avançar

Redação 3 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente