SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dinâmica na Unacon destaca mitos e verdades sobre alimentos para pacientes com câncer

Compartilhe essa notícia!

A programação da campanha Outubro Rosa na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana prosseguiu, na segunda-feira (7), com a realização de uma dinâmica sobre “Mitos e Verdades” em relação à terapia nutricional de pacientes oncológicos. A ação foi conduzida pelas nutricionistas Andréia Rissati e Valeska Zanetti, que abordaram dúvidas frequentes sobre o tema.

 

As profissionais explicaram que não passam de mitos as afirmações de que o açúcar causa câncer, de que o ômega 3 atua contra a quimioterapia e que o suco de noni cura a doença. “O noni, fruta que vem da Polinésia, possui uma substância gelatinosa que atua como um potente anti-inflamatório e anti-hiperglicemiante. Comer a fruta noni faz muito bem, porque ela tem minerais e vitaminas. Agora, é mito pensar que o suco cura o câncer. O que cura o câncer é o tratamento com quimioterapia, radioterapia e cirurgia”, ressaltou Andréia.

 

Também não é verdade a relação feita entre o ômega 3 e a quimioterapia. “O ômega 3 é um antioxidante e anti-inflamatório, então ele vai ajudar a quimioterapia e não interferir”, disse Valeska.

 

“O tratamento contra o câncer exige terapias certificadas e recomendadas cientificamente, ele contrapõe qualquer mito que leve o paciente a fazer uso inadvertido de quaisquer substâncias. Por isso, esse tipo de ação é fundamental para esclarecer e conscientizar. A equipe da Unacon está de parabéns pelo excelente trabalho desempenhado, prestando um atendimento eficiente, humano e acolhedor a todos os que necessitam desse tipo de assistência”, frisou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

 

Durante o Outubro Rosa, a Unacon vai realizar uma série de ações voltadas aos usuários e funcionários da unidade oncológica, como entrega de panfletos informativos, rodas de conversa, oficina de maquiagem + ensaio fotográfico, sessões de ioga e de ginástica e apresentação musical, entre outras atividades.

 

A unidade é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

 

 

Por Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)

 

Foto: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!