Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Odessa/SP
O novo DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Nova Odessa realizou exatos 1.115 procedimentos gratuitos em animais de estimação (cães e gatos) de famílias carentes e cuidadores voluntários somente no mês de setembro. Os serviços prestados, que começaram em 29 de julho, totalizam 1.934 procedimentos desde a abertura do serviço ao público, e incluem consultas, exames laboratoriais, administração de medicamentos e outros atendimentos.
Para Pedro Paulo dos Santos, que teve seu pet atendido no Bem-Estar Animal, a experiência foi totalmente satisfatória. “Desde a recepção até a consulta e a aplicação de medicamentos, meu pet foi muito bem tratado por todos do Bem-Estar Animal. O tratamento dos funcionários é um diferencial, além do cuidado, carinho e atenção. A infraestrutura também, o local está preparado para atender a todos”, declarou.
De acordo com a médica veterinária e responsável pelo órgão, Paula Faciulli, foram realizadas somente no mês de setembro 386 consultas de clínica médica, 434 aplicações de medicação, 117 castrações de cães e gatos, sendo machos e fêmeas e 178 exames laboratoriais, incluindo hemogramas e bioquímicos, que remetem a exames de função hepática e função renal.
Para a médica veterinária e coordenadora do Bem-Estar Animal, Mariana Pereira, “trabalhar neste programa municipal tem sido uma experiência extremamente gratificante”. “Sinto uma profunda satisfação e realização no que faço. Meu amor pelos animais sempre guiou minha dedicação à medicina veterinária, e poder contribuir para a saúde e bem-estar deles é, sem dúvida, a maior recompensa”, afirmou.
Mariana também destaca a força do trabalho em equipe. “A colaboração tem sido excepcional, com cada integrante demonstrando um comprometimento inabalável com a causa. Juntos, estamos criando um ambiente onde os animais recebem respeito, carinho e os melhores cuidados possíveis”, apontou.
“Ver os tutores reconhecendo e valorizando nosso esforço é extremamente gratificante. Cada palavra de agradecimento e olhar de alívio confirma que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento fortalece nossa missão e nos motiva a continuar oferecendo o melhor para nossos pacientes”, finalizou a médica veterinária.
Para Juliana dos Santos, o Bem-Estar Animal foi uma grande conquista para a cidade. “Nova Odessa precisava muito de uma clínica que pudesse atender os animais das famílias de baixa renda. As vezes não temos como arcar com os custos e graças a gestão municipal, podemos cuidar da saúde dos nossos bichinhos”, relata.
Já para a médica veterinária Kelly Pereira, trabalhar no Bem-Estar Animal é sinônimo de realização pessoal. “É muito gratificante para mim como pessoa e principalmente como profissional ter o dom de cuidar dos animais. Isso se torna ainda mais gratificante quando seus tutores não têm condição de levá-los para uma clínica particular e vem aqui no Bem-Estar. Além de conhecer os animais, conhecemos a história de vida de cada família”, declarou.
COMO FUNCIONA
São atendidos pets de famílias de Nova Odessa de baixa renda, inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de cães e gatos comunitários (“de rua”), animais abrigados pela AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) e aqueles sob responsabilidade de cuidadores voluntários.
Também são atendidos, de forma emergencial, animais comunitários acidentados em vias públicas. O atendimento acontece nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Bem-Estar Animal está localizado na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício. Não há “internação”, ou seja, os animais não poderão permanecer no local de um dia para o outro.
Os interessados devem apresentar documentos pessoais com foto (CPF e RG ou CNH), comprovante de residência em Nova Odessa recente e no próprio nome, Cartão +Saúde de Nova Odessa e a “Folha Resumo” da família com as informações do CadÚnido (Cadastro Único Federal), que pode ser obtida na Diretoria de Gestão Social do Município.
VEJA TAMBÉM
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo