SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Além da saúde física: como a poluição do ar afeta a saúde mental?

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 99% da população mundial não respira um ar puro e corre riscos relacionados ao excesso de poluentes

 

A poluição ambiental é um assunto amplamente debatido na era moderna, com grande destaque para a qualidade do ar. É de conhecimento público que o ar poluído pode prejudicar nosso sistema respiratório e causar outras consequências relacionadas à nossa saúde física, mas a ciência vem apontando que as sequelas concentradas na saúde mental também podem ser igualmente graves.

Os primeiros estudos significativos começaram a ser conduzidos por volta de 2011, quando o pesquisador britânico Sefi Roth passou a investigar as consequências da poluição de uma forma mais profunda. Os primeiros testes envolveram observar um grupo de estudantes realizando provas em dias diferentes e, depois, medir os níveis de poluentes do ar em cada uma dessas datas.

A partir disso, Roth notou que as piores notas estavam concentradas nos dias mais poluídos, enquanto o ar mais limpo promovia o efeito contrário, garantindo um excelente desempenho. O estudo ajudou a identificar que a poluição atmosférica prejudica nossos níveis de concentração, de aprendizado e de produtividade – uma consequência momentânea, que está atribuída exclusivamente à qualidade do ar naquele período.

Já em 2018 um outro estudo começou a traçar uma correlação entre a quantidade de crimes e delitos cometidos em várias regiões de Londres e os níveis de poluição atmosférica dentro daquelas zonas. Os pesquisadores observaram um aumento drástico na criminalidade em espaços muito poluídos, mas, para evitar conclusões, foram ainda mais além.

Ao acompanhar a movimentação de uma nuvem de poluição ao longo do tempo, foi observado que a criminalidade aumentava em todos os lugares em que ela passava. Esses dados ajudaram os pesquisadores a encontrar mais provas de que a poluição do ar deixa as pessoas mais agressivas e irracionais, prejudicando também sua capacidade de fazer julgamentos morais.

Como prevenir?

Quem vive na cidade grande está cercado por uma atmosfera pesada e poluída, mas ainda é possível reduzir os danos causados pelos poluentes dentro de casa. Há uma série de medidas que ajudam a limpar o ar e deixá-lo mais adequado para nossa saúde, combatendo toda a toxicidade que vem de fora.

O primeiro passo é manter a casa sempre limpa e bem higienizada, pois o excesso de poeira deixa o ar mais carregado. Vale investir em um purificador de ar compacto para eliminar os poluentes presentes no ambiente e, se possível, coloque várias plantas pela residência. As plantas são famosas por funcionarem como um filtro natural, melhorando o aroma e a qualidade do ar nos lugares em que se encontram. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!