SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Benefícios do planejamento de rotas para a sua empresa

Compartilhe essa notícia!

Saiba quais benefícios um bom planejamento de rotas pode trazer para a sua empresa 

A roteirização ou o planejamento de rotas é um dos maiores desafios de quem tem uma empresa, e isso se aplica a diversos modelos de negócios. A estratégia por trás da roteirização deve ser muito bem efetuada para que os resultados sejam efetivos e a longo prazo, sem contar que o impacto positivo é muito grande. 

Estruturar uma rota de entregas eficiente é um dos passos mais importantes dentro de qualquer empresa. Contudo, também é necessário entender todos os aspectos dessa definição para poder chegar a uma conclusão que realmente faça sentido dentro do modelo de funcionamento da empresa. É por isso que muitas dessas companhias têm testado uma gestão de frotas personalizada, levando em consideração alguns fatores principais. 

Você confere abaixo o que significa o termo planejamento de rotas e como quando bem planejado ele pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. 

O que significa planejamento de rotas? 

De maneira simples, o planejamento de rotas consiste em uma estratégia cujo objetivo é definir os melhores trajetos de transporte de uma determinada carga, visando encontrar o melhor caminho até o destino final. No planejamento de rotas, é muito comum que a empresa monte um roteiro com o passo a passo do trajeto, tudo para garantir que a entrega seja feita com sucesso. Mas isso também vale para quando a empresa precisa fazer uma coleta ou pegar uma encomenda. 

Além disso, o planejamento de rotas auxilia que o trajeto seja feito em um curto prazo de tempo e sem nenhum tipo de problema. Assim, a empresa foca em otimizar a distância até o destino e calcular tudo o que pode acontecer para que tudo esteja dentro do esperado. Desse modo, até mesmo o veículo escolhido deve passar pelo planejamento de rotas. 

Os benefícios do planejamento de rotas 

Economia de combustível 

A maioria das empresas está sempre preocupada com os gastos que envolvem combustível. Aliás, quando falamos sobre gestão de frotas, esse é um âmbito que costuma afetar diretamente o orçamento das companhias. Com o planejamento de rotas, é possível reduzir os custos com combustível, selecionando rotas mais econômicas e que otimizam o tempo em que a carga vai demorar para chegar até o destino final. 

Mais segurança

O planejamento de rotas também pode contribuir para o aumento da segurança dos motoristas que levam a carga. É muito comum que eles se sintam cansados e estressados, principalmente devido ao trânsito e a toda burocracia que envolve esse processo. Quando a empresa otimiza a rota do motorista, ele consequentemente vai se sentir menos cansado e assim a viagem vai se tornar até mesmo mais segura. 

Rotas inteligentes 

Ainda, o planejamento de rotas consiste em avaliar diferentes opções de trajetos. É nesse momento que a empresa leva em consideração quais estradas possuem a melhor infraestrutura e qual caminho é o mais inteligente. Tudo isso considerando também o tamanho da carga e a velocidade em que ela precisa chegar ao destino final.

Sustentabilidade 

Esse é um tema que tem se tornado pauta dentro de muitas companhias. Isso porque a sustentabilidade tem permeado muitas das decisões em torno de como uma carga vai ser enviada até outro lugar. E não é apenas pela redução do uso de combustível, mas também pela diminuição na emissão de gases poluentes, gerando uma entrega mais eficiente.

Vantagem competitiva 

O planejamento de rotas também é uma maneira muito eficiente de aumentar a satisfação dos clientes com a empresa, já que os produtos vão chegar em um tempo muito menor. Essa agilidade ajuda a fortalecer a reputação da companhia, além de trazer novos parceiros e fazer com que os clientes se tornem compradores fiéis e se sintam supervalorizados pela empresa. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!