Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Política
  • Santa Bárbara d´Oeste

Projeto do Vereador Eliel Miranda proíbe o acorrentamento de animais em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 27 de abril de 2024 2 minutes read
Eliel Miranda

O vereador Eliel Miranda protocolou, nesta sexta-feira (26), o Projeto de Lei nº 80/2024, que proíbe o acorrentamento de animais domésticos no Município de Santa Bárbara d’Oeste, definindo-se acorrentamento como a imposição de restrição à liberdade de locomoção, por meio do emprego de qualquer método de aprisionamento permanente ou rotineiro do animal a objeto estacionário por períodos contínuos.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A propositura estabelece que o descumprimento ao disposto nesta lei acarretará ao infrator multa correspondente a 50 vezes o valor Unidade Fiscal do Estado do São Paulo (UFESP) se a infração for cometida por pessoa natural, e 300 vezes o valor da UFESP se a infração for cometida por pessoa jurídica, por animal. Tais multas serão aplicadas progressivamente, a cada reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração em período inferior a dois anos.

De acordo com o projeto, não se incluem nas proibições previstas nesta lei as hipóteses em que os animais estejam em circulação com tutor, quando portando corrente, guia ou similar; os animais fiquem acorrentados pontualmente para limpeza de calçada ou outras atividades temporárias, pelo tempo necessário à execução do serviço ou da atividade; e o proprietário do animal, especialmente tratando-se de cães, estiver em sua residência, e seja estritamente necessário, por motivos de segurança manter o animal acorrentado.

“Os animais submetidos a acorrentamento são vítimas de violência, uma vez que possuem pelos menos uma de suas cinco liberdades violadas: devem ser livres de fome e sede; de desconforto; de dor, ferimentos e outras ameaças à sua saúde; para expressar seu comportamento natural; e de medo e estresse”, considera Eliel na Exposição de Motivos da proposta, destacando o artigo 5º da Resolução nº 1.236/2018, expedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, segundo o qual configura maus-tratos manter animais de forma que não lhes permita acesso a abrigo contra intempéries, salvo condição natural que se sujeitaria; bem como impedir a movimentação ou o descanso de animais, sendo estas duas condutas comumente associadas à prática de acorrentamento de animais domésticos.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Eliel Miranda

Post navigation

Previous: FELIPE ZUCOLO – IRON PODCAST – #087
Next: O Impacto Avançado das Redes Sociais

Leia também:

Represa
  • Santa Bárbara d´Oeste

Fevereiro registra volume de chuvas 66% acima da média em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 27 de fevereiro de 2026
Ação Combate Dengue 01 (12)
  • Santa Bárbara d´Oeste

Santa Bárbara realiza ação comunitária no Dia D de Combate à Dengue neste sábado

Dennis Moraes 27 de fevereiro de 2026
doaçao de sangue 03 imprensa
  • Santa Bárbara d´Oeste

Campanha de Doação de Sangue acontece no dia 10 de março em Santa Bárbara

Dennis Moraes 27 de fevereiro de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente