Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Saúde

Mês do Parkinson: Conheça 4 descobertas científicas recentes sobre a doença

Dennis Moraes 20 de abril de 2024 3 minutes read
parkinson

Foto Ilustrativa (FreePik)

Entender melhor a doença é fundamental para escolher técnicas de diagnóstico e tratamento

 

O Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns, de acordo com levantamento da OMS – Organização Mundial da Saúde – cerca de 4 milhões de pessoas sofrem do mal mundialmente.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

No entanto, cada vez mais novas pesquisas têm sido realizadas sobre o tema que ajudam a entender melhor o surgimento e progressão da doença, o que ajuda a aprimorar técnicas de diagnóstico e tratamento para oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes, como explica o neurocirurgião especialista em Parkinson, Dr. Bruno Burjaili.

 

“Pesquisas estão sempre em andamento e trazendo, aos poucos, respostas que nos ajudam a entender melhor o problema e saber como atuar sobre ele, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas envolvidas”, afirma.

 

O mês de abril é considerado o Mês de Conscientização da Doença de Parkinson e o dia 11 é considerado o Dia Mundial do Parkinson, datas importantes para promover a conscientização sobre o assunto.

 

4 descobertas recentes sobre o Parkinson:

 

01 – Medicamento para diabetes pode ter efeito contra Parkinson:

Segundo um estudo publicado recentemente na New England Journal of Medicine, o medicamento “lixisenatida”, usado normalmente para tratar diabetes, pode ter bons efeitos também na redução da progressão de problemas motores decorrentes do Parkinson.

Dr. Bruno Burjaili 06 Nova 1
Dr. Bruno Burjaili (Supeleto Fotografia)

“É uma das melhores notícias recentes da ciência sobre o Parkinson, pois poderá, dentro de pouco tempo, trazer uma nova ferramenta para o nosso arsenal de medicamentos”, diz o neurocirurgião.

 

02 – Ondas cerebrais e o declínio cognitivo no parkinson:

Um estudo publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry identificou que a análise de ondas cerebrais nas faixas de delta e teta, na região frontal (atrás da testa), ajudam a analisar a disfunção cognitiva na doença de Parkinson.

 

“Esse tipo de análise poderia, por exemplo, melhorar o processo de seleção de pessoas aptas para o marca-passo cerebral, ou seja, o implante que pode reduzir tremores, rigidez e lentidão,” aponta Burjaili, que realiza procedimentos assim regularmente.

 

03 – Agrotóxicos e o Parkinson:

Outro estudo, desta vez realizado por pesquisadores da UCLA e Harvard listou 10 agrotóxicos que possuem relação com danos nos neurônios dopaminérgicos, o que afeta o controle de movimento muscular e tem relação com o desenvolvimento do Parkinson.

 

“Já sabemos dos efeitos nocivos de agrotóxicos do sistema nervoso e aumento do risco da doença. Listagens rigorosas ajudam a nos proteger desse efeito”, conta.

 

04 – Implantes na coluna para melhora da caminhada:

Esse é um dos campos de maior atenção atualmente, técnicas de Estimulação Elétrica Epidural, como mostrou um estudo da Nature Medicine, através de neuropróteses que ajudam a modular a atividade de nervos, principalmente quando combinada com a Estimulação Cerebral Profunda, o ‘marca passo cerebral’.

 

“Aqui está uma grande esperança para um dos problemas mais difíceis de serem tratados no Parkinson, que é a dificuldade de locomoção, particularmente o chamado ‘congelamento’ ou ‘freezing'”, explica Dr. Bruno Burjaili.

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Mês do Parkinson

Post navigation

Previous: Procura por carros automáticos novos aumenta 140% em um ano no Brasil
Next: Em aula, “professor” Felipe Massa inspira nova geração da F-4

Leia também:

obesidade-riscos
  • Saúde

Obesidade Avança: entenda fatos e crenças sobre a doença

Dennis Moraes 2 de março de 2026
idoso
  • Saúde

Envelhecimento da população brasileira aumenta demanda na saúde

Dennis Moraes 2 de março de 2026
Bohdan Bevz/iStock
  • Saúde

Ômega 3: estudo revela que 76% da população não atinge a ingestão recomendada

Dennis Moraes 27 de fevereiro de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente