Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Santa Bárbara abre inscrições para o “2º Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil 2024”

Dennis Moraes 1 de março de 2024 4 minutes read
Combate Trabalho Infantil 19 - imprensa

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) abriram as inscrições nesta sexta-feira (1º) para o “2º Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil 2024”. O objetivo é mobilizar e sensibilizar estudantes e escolas na temática, somando ao engajamento das políticas públicas do Município.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Podem se inscrever alunos das escolas públicas municipais e estaduais do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. O prazo segue até 1º de abril. As inscrições podem ser realizadas no site oficial do Município www.santabarbara.sp.gov.br/concursomulticultural

Para fomentar o engamento da comunidade escolar ao movimento de combate ao trabalho infantil serão realizadas 18 oficinas em escolas públicas junto aos estudantes.

Outra ação importante e inédita será a realização da 1ª Feira do Desenvolve SBO “Jovens em Ação” em 6 de abril, no Villa Multimall, das 10 às 15 horas. O evento trará oportunidades de desenvolvimento profissional e emprego a partir dos 14 anos de idade.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil (Decreto Municipal nº 7233/21), SENAC, Sebrae, Senai/Sesi, CIEE, Guarda Mirim, empresas e Shopping Villa Multimall.

Inscrições do Concurso

As áreas do concurso são redação, poesia, desenho/arte grafite e música. Ao se inscrever, os candidatos devem escolher uma das áreas e seguir as temáticas das categorias: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I – “Na minha idade brinco, estudo e dou trabalho”, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II – “É certo trabalhar na minha infância?” ou 1ª a 3ª série Ensino Médio – “O que deve ser feito para acabar com o trabalho infantil?”.

A premiação será realizada dia 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em local a ser definido. Serão premiados os três primeiros colocados em cada área e categoria. As escolas que tiverem alunos premiados em 1º lugar também serão contempladas. Os prêmios são: 1º lugar – um aparelho de celular, 2º lugar – um smartwatch e 3º lugar – um fone de ouvido sem fio. As escolas serão premiadas com um Echo dot.

2º Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil 2024

O 2º Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil 2024 é a concretização de um trabalho iniciado ainda no final do período pandêmico, considerando a preocupação com a permanência de crianças e adolescentes nas ruas em situação de trabalho.

Esse trabalho está sendo norteado pelo Programa de Ações Estratégicas de Enfrentamento do Trabalho Infantil – AEPETI (Federal), o qual apresenta 5 eixos norteadores: 1. Informação e Mobilização; 2. Identificação; 3. Proteção; 4. Defesa e Responsabilização; 5. Monitoramento, sendo que o concurso é uma estratégia norteado pelo Eixo: Informação e Mobilização e foi pensado e desenvolvido por diversas frentes: a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da criação da Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil e outras formas de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, que reuniu as Políticas Públicas de: Assistência Social, Educação (Municipal e Estadual), Desenvolvimento Econômico, Saúde, Cultura, Esportes, Segurança e Trânsito, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, responsável pela publicação desse Edital, e o Conselho Tutelar, a Procuradoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho (JEIA) de Campinas/SP.

O seu objetivo está pautado na construção de uma reflexão crítica envolvendo crianças, adolescentes, famílias e educadores em tecer novas perspectivas de futuro em torno da arte, bem como novas perspectivas de oportunidades e acesso aos direitos a todas as crianças e aos adolescentes. Em 2023, 399 trabalhos inscritos foram inscritos e a cerimônia de premiação aconteceu em 30 de novembro no no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, no Paço Municipal.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: concurso multicultural inscrições Santa Bárbara d´Oeste

Post navigation

Previous: Desenvolve Santa Bárbara oferecerá 547 vagas de emprego a partir da segunda-feira (4)
Next: Suzano totaliza R$ 18,6 bilhões em investimentos em 2023

Leia também:

Feira do Produtor01
  • Santa Bárbara d´Oeste

Feira do Produtor divulga programação de março em Santa Bárbara

Dennis Moraes 2 de março de 2026
Transformando olhares na Semana da Mulher
  • Santa Bárbara d´Oeste

Semana da Mulher: Rede Feminina promove acolhimento, autoestima e reconstrução para pacientes oncológicas

Dennis Moraes 2 de março de 2026
Represa
  • Santa Bárbara d´Oeste

Fevereiro registra volume de chuvas 66% acima da média em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 27 de fevereiro de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente