Entenda como ocorre a deficiência de vitaminas e minerais e como um multivitamínico pode ajudar a evitar essa condição
As carências de vitaminas e minerais têm o potencial de exercer um impacto considerável na saúde, desencadeando uma série de complicações para realizar tarefas básicas do dia a dia, como trabalhar, fazer exercícios, socializar, entre outros. Conhecer as razões que levam a essa condição e como a suplementação funciona eficazmente pode desempenhar um papel importante na prevenção.
Quais são as principais vitaminas e minerais?
Entre os principais minerais e vitaminas essenciais para o organismo humano estão:
- Vitamina A
Age, principalmente, regulando a resposta imunológica e a visão. Faz parte do desenvolvimento de células sanguíneas de defesa, que protegem o nosso corpo contra microrganismos, e também atua na absorção de luz pelas células da retina. Pode ser encontrada em alimentos como leite, fígado e gema do ovo.
- Vitamina C
A vitamina C, assim como a A, também atua no sistema imunológico, mas está diretamente relacionada com a saúde da pele, pois está envolvida na síntese de colágeno e proteínas, além de participar da absorção de ferro e de algumas reações antioxidantes, que bloqueiam a ação prejudicial dos radicais livres. É encontrada principalmente em frutas cítricas como a laranja e alguns legumes como o brócolis.
- Zinco
O Zinco é um importante mineral no organismo. Ele participa de diversas reações em várias partes do corpo e também age como antioxidante. Portanto, manter os níveis desse mineral em uma faixa adequada auxilia em vários pontos, como nos sintomas da depressão, evita problemas capilares, na prevenção de algumas doenças como diabetes, entre outros. Ele pode ser encontrado principalmente em peixes, frutos-do-mar, sementes, carne e frango.
O que causa a deficiência desses nutrientes?
Uma das principais origens da insuficiência de vitaminas e minerais está vinculada a uma dieta desproporcional. A ausência de diversidade na alimentação e a seleção inadequada de alimentos podem resultar em deficiências nutricionais.
Além disso, a absorção também é um ponto-chave para o equilíbrio desses nutrientes. Diversos fatores influenciam a absorção apropriada de vitaminas e minerais pelo organismo. Condições como distúrbios intestinais, consumo prolongado de medicamentos e complicações digestivas podem prejudicar a absorção eficiente.
Vale lembrar que as necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa. Fatores como idade, sexo, condições de saúde específicas e estilo de vida podem moldar as demandas individuais por vitaminas e minerais.
Sinais da deficiência de vitaminas e minerais
A percepção dos sinais de deficiência é importante para uma intervenção precoce. Como existem diversos minerais e vitaminas, os sintomas podem ser bem variados, mas entre os mais comuns estão cansaço, fraqueza, anemia, problemas de visão, sono ruim e confusão mental.
Para prevenir a insuficiência de vitaminas e minerais, pode ser indicado o consumo de um melhor multivitamínico. Esses suplementos são meticulosamente formulados para oferecer uma gama abrangente de nutrientes, preenchendo as lacunas deixadas pela dieta. No entanto, essa escolha deve ser feita sob orientação de um profissional capacitado, como um médico ou nutricionista. Ele irá avaliar se o caso em questão pode ser resolvido com um suplemento oral ou se será necessário utilizar outra abordagem.
A compreensão das causas da deficiência de vitaminas e minerais representa o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável. Sendo assim, o ideal é criar bons hábitos alimentares, visando uma nutrição de qualidade, e caso seja necessário, incluir um multivitamínicos adequado e seguro, a fim de prevenir eventuais complicações de saúde.
VEJA TAMBÉM
Síndrome Respiratória Aguda Grave: especialista alerta sobre os principais cuidados
Setembro Verde: Conheça detalhes sobre o transplante de fígado
Pneumonia em idosos: conheça as causas e riscos