Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Opinião

A força do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste na defesa da indústria

Dennis Moraes 13 de dezembro de 2023 2 minutes read
Rafael Cervone

Rafael Cervone

Rafael Cervone*

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

                                                     Nivaldo José da Silva**

 

 

Em 18 de dezembro, a Diretoria Regional do CIESP de Santa Bárbara d’Oeste comemora seu 36º aniversário. Nessas quase quatro décadas, tem contribuído de modo expressivo para o fomento da indústria de transformação local, que é importante para o progresso, geração de empregos e qualidade da vida da população do município, de 183.347 habitantes, segundo o Censo de 2022.

Outras estatísticas do IBGE demonstram com clareza o significado do setor para a cidade. São 837 empresas, em áreas como de fabricação de produtos de metal, máquinas, equipamentos e têxteis. A atividade é responsável por 20,9% dos empregos formais, mantendo 19.180 postos de trabalho, conforme dados atualizados em outubro último.

O significado do parque fabril para Santa Bárbara d’Oeste, assim como para o Estado de São Paulo e o País, evidencia a prioridade da política de neoindustrialização. Na adoção deste plano pelo governo, cuja implementação precisa ser rápida e dinâmica, a FIESP e o CIESP foram uns dos protagonistas mais engajados. O impulsionamento setorial é decisivo para que nosso país retome crescimento econômico sustentado e expressivo, ascenda ao patamar de economia de renda alta, promova inclusão social em larga escala e proporcione mais bem-estar aos seus mais de 200 milhões de habitantes.

A indústria tem o maior fator de multiplicação produtiva dentre todos os setores, com índice de 2,15 pontos. Ou seja, cada real investido nas fábricas gera R$ 2,15 na economia. Ademais, somente os países que promoveram o fomento de seu parque fabril conseguiram crescer de modo robusto durante períodos longos. Por isso, temos trabalhado tanto pela modernização e fortalecimento da manufatura.

O CIESP de Santa Bárbara d’Oeste integra a grande corrente da indústria paulista em favor do desenvolvimento do setor e do Brasil. Os empresários locais, com sua ativa participação na entidade, são ouvidos, ganham espaço de fala, apresentam seus anseios, encontram suporte para vencer obstáculos e reforçam nossa jornada por um país melhor.

 

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

 

**Nivaldo José da Silva é o diretor-titular do CIESP de Santa Bárbara d’Oeste.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas
Tags: Ciesp Nivaldo José da Silva Rafael Cervone Santa Bárbara d´Oeste

Post navigation

Previous: Vidal Detail Recebe Honra como Melhor Loja de Vitrificação de Pintura no Rio de Janeiro
Next: Presidente do CIESP é homenageado pela Câmara de Santa Bárbara d’Oeste

Leia também:

Rodrigo Dib
  • 24 Horas
  • Opinião

Escala 6×1: o debate sobre jornada que expõe o verdadeiro desafio do trabalho no Brasil

Dennis Moraes 30 de março de 2026
Luciana Brites - NeuroSaber - Crédito - Samara Garcia
  • 24 Horas
  • Opinião

Autismo e educação: Escola regular ou especial?

Dennis Moraes 30 de março de 2026
Paulo Eduardo de Oliveira e Rafael Piovezan
  • Dennis Moraes
  • Opinião
  • Política

Troca de peças ou mudança de rumo? O que está por trás da reforma administrativa de Piovezan

Dennis Moraes 25 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente