Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Cultura

Exposições com foco nas culturas indígena e africana são destaques em dezembro no Museu H. P. Índia Vanuíre

Redação 12 de dezembro de 2023 5 minutes read
WhatsApp Image 2023-12-12 at 15.03.58 (Copy)

Entre as terças e domingos do mês de dezembro, visitantes terão acesso a trabalhos produzidos pelos povos Terena e a uma linda coleção de bonecas africanas, além de conhecerem a riqueza de diversas etnias e terras indígenas; Haverá também exibição de um vídeo sobre a colonização do Brasil e atividades para a família durante os fins de semana

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (MIV), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promete uma programação incrível para os amantes de exposições, que podem incluir a visita em seus roteiros de férias.

Durante todo o mês, entre terça e domingo, das 9h às 18h, com exceção de quinta-feira, que a programação vai até às 20h, o Museu apresenta as exposições Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista, Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição e Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora.

A exposição Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá nas paredes externas do museu. Essa atividade levará os visitantes a um universo artístico enriquecedor e reflexivo. Além do aspecto estético, a exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural, amplia identidades e convida os visitantes a explorarem as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas. A curadoria é realizada pelos próprios indígenas do Oeste Paulista, fortalecendo o empoderamento na representação de suas culturas.

Apresentando peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul, como panelas, jarros, moringas e esculturas, a exposição Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição destaca também depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição como um elo entre o passado e o presente. Vale a visita para conhecer algumas peças que fazem parte do acervo do museu e que foram doados ainda em 1970, e outras obras contemporâneas adquiridas ao longo dos anos.

Recentemente, o Museu Índia Vanuíre lançou a exposição temporária Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora, que reúne uma coleção de bonecas africanas e objetos artísticos, confeccionados a partir de materiais recicláveis. As obras singulares foram criadas a partir de duas iniciativas inspiradoras: o projeto O Olhar é o Sentir pelas Mãos, uma ação conjunta sociocultural, realizada em parceria com o Programa Vida Iluminada – UNIMED, para promover a inclusão dos deficientes visuais para que eles se tornem frequentadores do Museu, e o projeto “Aguçando as Memórias”, que tem como público-alvo os idosos e o seu objetivo é a valorização e a inserção destes na sociedade, reconhecendo-os como cidadãos ativos e produtores de cultura.

E, nos fins de semana de 9, 10, 16, 17/12 (sábados e domingos), das 10h às 16h, as famílias são convidadas a participar de uma experiência lúdica e reflexiva no ambiente museológico ainda celebrando o Natal. A atividade Família no Museu será realizada pelo Núcleo de Educação e oferecerá a todos os participantes alguns moldes em EVA para a criação e personalização de suas próprias árvores de Natal, além de uma variedade de materiais decorativos.

AINDA NESTE MÊS

Mais para o fim do mês, no dia 29 de dezembro, às 9h e às 14h, o Museu Índia Vanuíre, por meio do projeto Cultura e Questões Indígenas em Foco, exibirá o vídeo As Guerras da Conquista da série Guerras do Brasil, que destaca a persistência da conquista mesmo após mais de 500 anos, evidenciando sua vitalidade e explora a chegada, a ocupação e a colonização do Brasil pelos europeus, abordando temas como evangelização, dominação, exploração e resistência indígena, e destacando a dizimação da população indígena ao longo da história e a persistente luta, especialmente pela demarcação de terras, lançando luz sobre os conflitos atuais relacionados às questões indígenas no Brasil.

Todas as atividades são gratuitas. Aproveite o período de férias e visite o Museu!

SERVIÇO

Exposição Temporária “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”

Datas: durante todo o mês, de terça-feira a domingo

Horário: das 9h às 18h, exceto às quintas-feiras, que a programação vai até às 20h

Exposição Temporária “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”

Datas: durante todo o mês, de terça-feira a domingo

Horário: das 9h às 18h, exceto às quintas-feiras, que a programação vai até às 20h

Exposição Temporária “Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora”.

Datas: durante todo o mês, de terça-feira a domingo

Horário: das 9h às 18h, exceto às quintas-feiras, que a programação vai até às 20h

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Data: 29/12

Horário: às 9h e às 14h

Família no Museu

Datas:  9, 10, 16, 17/12

Horário: das 10h às 16h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o MIV estará aberto até às 13h e fechado em 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2024.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: / museuindiavanuire/

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Mais de 780 vagas são oferecidas no Desenvolve Santa Bárbara
Next: Exposições com foco nas culturas indígena e africana são destaques em dezembro no Museu H. P. Índia Vanuíre

Leia também:

Foto: Eládio Feitosa
  • 24 Horas
  • Cultura
  • Região

Kombi no Circo encerra temporada do MovimentAr – Férias na Praça com arte, riso e circo sobre rodas

Dennis Moraes 23 de janeiro de 2026
ACA_2026_KA_2000x1500_v4-2_edit
  • Brasil / Mundo
  • Cultura

Oscar 2026: filme brasileiro é indicado e volta a colocar o país em destaque na maior premiação do cinema

Dennis Moraes 22 de janeiro de 2026
Edson & Hudson lançam “A Deus Agradeço”, faixa com participação de Zeca Pagodinho
  • 24 Horas
  • Cultura

Edson & Hudson lançam “A Deus Agradeço”, faixa com participação de Zeca Pagodinho

Dennis Moraes 22 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente