SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Importância da limpeza preventiva: como começar e no que focar

Compartilhe essa notícia!

Segurança, durabilidade e eficiência são três dos motivos que justificam fazer a limpeza preventiva e não esperar ficar sujo ou estragar

Manutenção preventiva é um termo bastante conhecido, principalmente quando envolve computadores e automóveis. No entanto, outro termo deveria ser parte do dia a dia, tanto nas empresas quanto em sua casa, é a chamada limpeza preventiva.

Ela é importante desde como limpar fachada de ACM até quais materiais usar, quem contratar e no que focar. Tendo isso em mente, é fácil evitar prejuízos e gastos não planejados. Entenda agora a importância da limpeza preventiva!

Por que é importante investir na limpeza preventiva?

O motivo mais óbvio é a questão de prevenir acidentes e até gastos não esperados. Contudo, existem outras razões para investir no serviço, como:

Prevenção de riscos

Ao contratar uma empresa especializada na limpeza preventiva, você previne possíveis acidentes e riscos, como deslocamento de vidros, espelhos e revestimentos. 

Se algo está ameaçando descolar, já é descoberto durante a limpeza e um acidente pode ser evitado. Parece uma coisa boba, mas se um espelho cai sobre um funcionário da sua companhia, é sua responsabilidade lidar com o prejuízo e ajudar a vítima.

Redução de prejuízos

Trocar ou reformar algo antes de quebrar pode ser mais barato do que esperar que estrague ou pare de funcionar. Imagine o encanamento de um prédio que não passa por limpeza preventiva, além de tal ato contribuir para o surgimento de baratas e ratos, a tubulação pode simplesmente parar de cumprir sua função.

O prejuízo de lidar com todo um prédio com problemas com ralos, pias e vasos sanitários é muito maior do que agendar uma limpeza dos canos periodicamente com o encanador.

Valorização

A limpeza transmite a sensação de algo novo e bem cuidado, então, pode servir para valorizar tanto o imóvel quanto a fachada. A ideia aqui é bem simples: pense em dois restaurantes concorrentes, um com a fachada limpa e outro que não passa por esse processo há algum tempo. Em qual o cliente preferirá ir?

Por mais que o segundo espaço prove estar com tudo em ordem na parte interna e com os alimentos, o primeiro conquista as pessoas mais facilmente por sua fachada ser convidativa e limpa.

Cuidado com a saúde

A limpeza preventiva também é uma forma de cuidar da saúde das pessoas que trabalham e convivem em um espaço. Um exemplo clássico é o caso do encanamento, se acontecem manutenções periódicas, menor é o risco de vazamentos e surgimento de baratas e ratos.

Sem contar que, neste mesmo caso, o acúmulo de resíduos e gordura contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Inclusive, outra situação parecida seria a limpeza do ar-condicionado. Em residências, ela deve ser feita uma vez ao mês, em locais com grande movimentação de pessoas, a cada quinze dias.

Como começar e no que focar?

Para começar a limpeza preventiva é preciso pensar em quais profissionais e empresas precisam ser contratados para a realização do processo com segurança. A parte de encanamentos é com o encanador, agora, se a questão é a fachada, é necessária uma  companhia especializada nisso.

Comece listando tudo o que precisa ser limpo, desde o mais complexo até itens simples, como o ar-condicionado ou os computadores. Depois, foque no que necessita de limpeza preventiva constante, semanal ou quinzenal, e planeje um calendário.

No caso dos prédios, por exemplo, se envolve a manutenção da fachada, todos os moradores precisam ser avisados. Isso serve para evitar sustos, para lembrá-los de manter as janelas fechadas e não interferir no trabalho dos responsáveis pela limpeza. 

Mesmo que seja o encanamento ou o ar-condicionado, também é preciso deixar todos avisados do serviço a ser realizado. No primeiro caso, porque o prédio pode ter a água desligada por algumas horas, no segundo, por não poder usar o aparelho até o serviço ser concluído.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!