Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término do grupo
Foi encerrado nesta segunda-feira (6) o último grupo do Programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara d’Oeste deste ano. Na ocasião, foi realizada a última reunião de manutenção desta edição, além de avaliação final, entrega de certificados aos participantes pela conclusão do grupo e confraternização junto à equipe.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, já está com inscrições abertas para novas turmas no próximo ano. Os interessados devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.
Ao longo deste ano foram realizados três grupos. Os encontros do programa ocorrem no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com reuniões semanais durante aproximadamente três meses.
Durante a iniciativa, os participantes passam por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, reuniões terapêuticas e reuniões de manutenção.
Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), da Secretaria de Saúde, o programa conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social para os participantes.
Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término da participação no grupo antitabagismo.
VEJA TAMBÉM
Fábrica de Mascotes tem nova edição neste final de semana no Tivoli
FHO promove encontro com dirigentes das escolas públicas de SBO e oficializa novas bolsas de estudos
Prefeitura de Santa Bárbara convoca professores aprovados em concurso público