Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Duas servidoras da Farmácia Interna e da CCIH (Comissão de Controle de Infecções Hospitalares) do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia), mantido pela Prefeitura de Nova Odessa, participaram no último dia 19/10 de um “Curso de Aprimoramento em Farmacovigilância – Vigimed”. Com o tema “Capacitação para Notificadores”, o curso aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
A iniciativa teve apoio e participação de especialistas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do CVS (Centro de Vigilância Sanitária) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e da OMS (Organização Mundial de Saúde), entre outros, e faz parte de um acordo de cooperação para a adoção, pelo estado de São Paulo, do sistema da Anvisa para notificação de eventos adversos de medicamentos.
Foram abordados os aspectos para uma boa notificação. O objetivo do treinamento foi o de aumentar a qualidade das notificações no país e, por conseguinte, a segurança no uso dos medicamentos. O evento marcou o início da execução do plano de trabalho do Acordo de Cooperação 01/2023, entre o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Anvisa.
Participaram, por Nova Odessa, as servidoras Adriana Ramos, enfermeira responsável pela CCIH do Hospital Municipal, e Paula Suriani Rios, farmacêutica responsável pela Farmácia Hospitalar.
Paula detalhou a importância da capacitação e seu impacto positivo para a Rede Municipal e seus pacientes. “Através das notificações de FVG pelo Hospital, através do relato do evento adverso ocorrido nos pacientes internados no Vigimed (Sistema Nacional para notificação de eventos adversos a medicamentos no Brasil), estaremos fazendo uma importante colaboração para o banco de dados global na área de monitoramento de medicamentos, onde todos os eventos são trabalhados com as indústrias de medicamentos trazendo informações novas e pertinentes ao uso seguro dos medicamentos após a comercialização dos mesmos (pós registro)”, explicou.
Segundo a profissional, “através desse árduo trabalho de toda Rede Sentinela do Brasil – que, vale ressaltar que é o país que mais contribui com notificações de eventos adversos –, alguns medicamentos passam a ter critérios de segurança para administração, prescrição e ou até mesmo suspensão de registro, ao passo que evidencia-se que os riscos são maiores que os benefícios. Dessa forma, é de grande importância para nossa população e para o mundo todo”, acrescentou a farmacêutica responsável pela Farmácia do HMNO.
Para a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano, “Essas capacitações são de extrema importância para a equipe e reflete diretamente no atendimento, em todos os níveis da Rede Municipal de Saúde”. “A equipe está super atuante nesses encontros e estamos colhendo bons frutos em nossos trabalhos”, completou Jaqueline.
VEJA TAMBÉM
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística