A equipe da unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jaguari promoveu nesta terça-feira (10) uma palestra sobre prevenção do câncer de mama. A iniciativa motivada pela campanha Outubro Rosa foi conduzida pela médica de família Tibsay Salcedo, pela psicóloga Luciana Arcanjo e pela enfermeira Isabel Rodrigues dos Santos.
O evento teve o apoio da coordenação da ESF, dos agentes comunitários de saúde e demais profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da unidade.
Foram abordados diversos assuntos relacionados ao tema, como o autoexame, a superação do estigma e do medo, a importância de manter a autoestima, o detalhamento clínico sobre nódulos nos seios, os exames de prevenção disponíveis na rede municipal, as situações e os hábitos que podem potencializar o câncer de mama, entre outros.
A gerente da ESF, Dayana Capana, explica que a campanha Outubro Rosa é um momento de reflexão e conscientização sobre as formas de prevenção ao câncer de mama. “A prevenção deve ser feita o ano todo, mas durante o mês de outubro a campanha chama a atenção para isso. Nossos profissionais estão promovendo essas ações junto às mulheres da comunidade local, para que elas sejam devidamente orientadas nesse sentido”, diz Dayana.
Mamografias
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde triplicou o número de mamografias disponibilizadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Serão ofertados 600 exames ao longo de outubro, enquanto regularmente são 200 exames mensais na unidade.
A medida, alinhada com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), que administra a unidade por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana, visa ampliar o acesso aos cuidados incentivados pelo Outubro Rosa.
Para fazer o exame é preciso ter o encaminhamento, feito de acordo com critérios clínicos. Ele é emitido por médico de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), de algum prestador de serviços do SUS local, de médico do Núcleo de Especialidades ou de enfermeiro da rede básica.
Prioritariamente, serão contempladas mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Entretanto, pacientes fora desta faixa etária que apresentarem alguma alteração mamária durante consulta também serão atendidas.
Por Amauri de Souza (MTb 27.493)
Fotos: Divulgação
VEJA TAMBÉM
Jovens descobrem novos caminhos por meio da leitura em projeto apoiado pela Suzano
Suzano amplia monitoramento ambiental em São Paulo e reforça combate a incêndios florestais
A Kombi que viaja pelo Brasil, estaciona em Catanduva – SP