Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Variedades

Trisais são novos modelos de relações afetivas; especialista da Unifametro tira dúvidas sobre o que diz a legislação sobre eles

Dennis Moraes 29 de setembro de 2023 3 minutes read
trisal

freepik

Um trisal cearense ganhou a internet após dar uma entrevista para o programa “Se Liga”, da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará. Lary Ingrid, Ítalo Silva e João Victor, compartilham o relacionamento amoroso, e convivem juntos com seus três filhos na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso, assim como outros que vêm surgindo, levanta dúvidas em relação aos novos modelos de relações afetivas: o que diz a legislação brasileira sobre eles? Quais direitos possuem? Milena Felizola, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Fametro (Unifametro), tira algumas dúvidas a respeito desse assunto.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

De acordo com Milena, a legislação brasileira só reconhece união estável entre dois indivíduos, podendo ser, inclusive, formada por pessoas do mesmo sexo. Além disso, em 2020, o Supremo Tribunal Federal considerou ilegítima a existência de duas uniões estáveis paralelas ou de um casamento formal e uma união estável existente, inclusive para efeitos previdenciários.

“Esse tem sido o entendimento predominante da mais alta Corte do Poder Judiciário brasileiro. Um dos seus argumentos é de que o ordenamento jurídico do país seria pautado pelo princípio da monogamia, o que não legitimaria, também, as chamadas relações poligâmicas”, explicou a advogada. 

Outra questão que gera dúvidas é em relação à partilha do patrimônio, em casos de término de relacionamentos não monogâmicos. Segundo Milena, ainda que os vínculos não sejam reconhecidos, por outras questões fáticas e jurídicas, poderá haver o direito à aquisição patrimonial.

Já em relação ao registro de filhos, Milena afirma que é possível que uma criança seja registrada com um ou mais pais ou mães. “O Direito de Família foi ressignificado pelo Princípio da Afetividade e, portanto, permite o registro de filhos com o nome do pai e/ou da mãe biológicos, bem como com o de pais ou mães chamados socioafetivos. Isso significa que uma criança pode ser registrada por um ou ambos os pais biológicos, se conhecidos, e, ainda, por outra pessoa que com ela tenha um vínculo de amor”, detalha a especialista.

O reconhecimento da chamada paternidade ou maternidade socioafetiva, segundo Milena, reflete o entendimento de que o vínculo entre pais e filhos não se limita à relação biológica, mas também pode ser baseado em afeto, convivência e cuidado. “Se uma pessoa assume o papel de pai ou mãe na vida de alguém, mesmo sem vínculo biológico, a relação informal conhecida como de “pai ou mãe de criação” pode ser formalizada, segundo a lei”.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Confiança da Indústria cai pelo terceiro mês consecutivo
Next: “Encontro de Bebês Reborn” abre programação do Pátio Limeira Shopping para celebrar o Dia das Crianças

Leia também:

Porta seccionada contribui para eficiência térmica e controle ambiental em operações industriais
  • 24 Horas
  • Variedades

Porta seccionada contribui para eficiência térmica e controle ambiental em operações industriais

Dennis Moraes 26 de março de 2026
Câmara aprova projeto de lei que cria lista suja do
  • Variedades

Câmara aprova projeto de lei que cria lista suja do racismo no esporte

Redação 26 de março de 2026
Arthur Elias convoca seleção feminina para a Fifa Series
  • Variedades

Arthur Elias convoca seleção feminina para a Fifa Series

Redação 25 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente