Evento marcou os 40 anos da CUT, a principal central de trabalhadores do país
A segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebl (PT) apresentou moção no Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), direcionada ao governo federal, propondo a extensão da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) em Piracicaba, no antigo campus da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. O congresso da CUT, que marcou os 40 anos da entidade, considerada a principal central de trabalhadores do país, teve como lema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas!”, aconteceu neste último final de semana, na cidade de Praia Grande, e a deputada Bebel fez questão de destacar a importância da extensão da UFSCAR em Piracicaba, como forma de garantir novos cursos para formação para professores e outras profissões, e a possibilidade da formação de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora de toda Região Metropolitana de Piracicaba.
A moção aprovada no Congresso da CUT, com a finalidade de fortalecer a luta em prol da expansão da UFSCAR para Piracicaba, é direcionada ao presidente Lula, assim como à Casa Civil, ao Ministério da Educação e ao Ministério da Fazenda. Bebel diz que o Congresso da CUT. “Sem dúvida, a aprovação desta moção neste congresso, que marca os 40 anos da central, é uma importante manifestação da classe trabalhadora para que o Estado de São Paulo conquiste a ampliação de uma universidade federal, que muito poderá contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse Bebel.
A deputada inclusive vem fazendo diversas ações voltadas a garantir a universidade federal em Piracicaba. Bebel já levou essa reivindicação ao presidente Lula em audiência em Brasília, no dia oito de março, que inclusive protocolou o seu pedido primeiro semestre deste ano. Além disso, a deputada Professora Bebel levou esta reivindicação diretamente ao ministro da Educação, Camilo Santana, em audiência que teve no dia 13 de abril, sendo que a partir disso determinou a criação desta comissão interministerial. Naquela audiência, o ministro da Educação disse: “se tem campus, tem que ter universidade”.
A ideia de instalar um campus da Ufscar foi apontada, inclusive, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no último dia 17 de junho, agendado pela deputada Bebel, que reuniu o presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, e diretores da entidade.
mespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de
Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de
Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que
participou da reunião acompanhado do diretor financeiro da
entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor
ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de
Piracicaba
Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de
Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de
Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que
participou da reunião acompanhado do diretor financeiro da
entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor
ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de
Piracicaba
Bebel explica que trabalha pela instalação de uma universidade federal porque a desativação do campus Taquaral pela Unimep deixou um vazio para milhares de jovens, tanto dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, como de outras regiões do Estado de São Paulo, assim como do Brasil, que pretendem cursar uma universidade. O campus Taquaral da Unimep chegou a ter mais de 50 cursos universitários, tanto de graduação como de pós-graduação, e pelo menos 15 mil alunos. “Foi deixado um vazio com a desativação do campus Taquaral que precisa ser preenchido para garantir uma universidade na cidade”, completa a parlamentar.
40 ANOS DA CUT — A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983 pela vontade soberana de 5.059 delegados e delegadas que participaram do 1º Congresso Nacional da Classes Trabalhadora, em São Bernardo do Campo e a Apeoesp é uma das milhares de entidades filiadas à central. “A CUT nasceu para consolidar o que foi debatido e deliberado dois anos antes, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizado em 1981, no Sindicato dos Têxteis, na Praia Grande, a cidade que agora acolhe o início das comemorações pelos 40 anos da Central. A história da CUT se confunde com a história da Apeoesp, sindicato em que hoje estou como segunda presidenta”, destacou Bebel em suas redes sociais.
Nesse congresso da CUT foi eleita a sua nova diretoria estadual, que tem como presidente Raimundo Suzart, dos químicos.
Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124





VEJA TAMBÉM
Cabo Dorigon pode entrar no jogo estadual, mas mira 2028
Lúcio Donizete propõe Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental Infantil
Câmara vota campanhas sobre abandono de idosos e saúde mental infantil na terça-feira