A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promove a partir de segunda-feira (21) uma série de ações de prevenção e orientações sobre acidentes com escorpiões. As áreas definidas pelo Setor de Controle de Vetores do DVZ (Departamento de Vigilância em Zoonoses) foram o Jardim Europa 4, onde as equipes iniciarão o trabalho. Na sequência passarão pelo Conjunto Roberto Romano e Parque do Lago.
As atividades serão desenvolvidas pelas equipes do Departamento de Vigilância em Zoonoses do município e contarão com apoio de uma equipe do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVII – Campinas) da Secretaria de Estado da Saúde.
Serão realizadas visitas casa a casa pelos agentes para inspeção dos imóveis, distribuição de material informativo e orientações sobre medidas simples que podem prevenir a ocorrência de escorpiões nos imóveis, como vedação da rede de esgoto, fechamento de frestas em portas, janelas e caixas de gordura, eliminação de material inservível e entulhos que podem servir como abrigo, manter lixo em local fechado, verificar roupas e calçados antes de vestir, desencostar camas das paredes, entre outras.
Além das visitas em imóveis, os agentes também realizarão ações de informação e educação em Unidades Escolares e Unidades de Saúde dos bairros selecionados, durante a Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, que ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.
Prevenção
Nos próximos meses, até o final do ano, ocorre o período de maior incidência de acidentes com escorpiões. Nessa época, é necessário redobrar os cuidados e a atenção quanto à prevenção, principalmente em relação às crianças e aos idosos.
Abaixo algumas medidas simples que podem ajudar a evitar acidentes:
– Verificar calçados e roupas antes de vestir;
– Verificar os brinquedos e os guardá-los em recipientes fechados;
– Manter vedados os ralos, pias, tanques, caixas de gordura e outras aberturas da rede de esgoto;
– Eliminar entulhos e lixo do quintal;
– Vedar frestas em portas e janelas;
– Rebocar paredes e eliminar frestas em muros;
– Vedar frestas em interruptores e bocais de lâmpadas;
– Manter material de construção organizado e eliminar materiais inservíveis.
Em caso de acidente o cidadão deve procurar imediatamente atendimento médico e não realizar procedimentos caseiros.
No caso de crianças menores de 10 anos, os pais devem procurar preferencialmente o Pronto Socorro “Dr. Edison Mano”.
Para esclarecimento de dúvidas e mais informações, as pessoas podem entrar em contato junto ao Departamento de Vigilância em Zoonoses, pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.




VEJA TAMBÉM
Carnaval de SBO 2026 divulga programação de blocos
Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promove Colônia de Férias para alunos da Rede Municipal de Ensino em janeiro
Primeira Campanha de Doação de Sangue de 2026 acontecerá dia 6 de janeiro