Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Auto Motor

Stock Car é força do interior no automobilismo nacional

Dennis Moraes 3 de agosto de 2023 4 minutes read
426210_1070880_20230709__dudabairros_3932

Principal categoria do país tem 27 dos 31 carros do grid nesta temporada baseados em equipes fora das capitais

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

É possível dizer que o interior é a mola-mestra da Stock Car Pro Series, a maior categoria do automobilismo no Brasil. Na temporada 2023, cinco das 12 etapas do campeonato são em circuitos interioranos, sendo uma delas neste fim de semana (5 e 6 de agosto) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, a 170 km de São Paulo. E nada menos que 27 dos 31 carros do grid, ou 87,1% do total, são preparados por equipes baseadas fora das capitais, provando a grande força do interior do país.
Além do Velocitta, que será sede de duas etapas no campeonato, já foram realizadas rodadas fora de capitais no Autódromo de Tarumã (em Viamão, no Rio Grande do Sul) e em Cascavel (no Oeste do Paraná). Haverá ainda uma outra etapa em terras gaúchas, no Velopark, localizado em Nova Santa Rita.
Entre as equipes do grid, somente duas têm suas sedes nas principais cidades dos seus respectivos estados: a Scuderia Charelli, em São Paulo, e a Pole Motorsport, em Curitiba. O interior paulista chama a atenção, abrigando um total de cinco equipes. Com cinco carros, das equipes Mobil Ale (Rubens e Dudu Barrichello), Texaco Racing (Tony Kanaan) e Full Time Sports (Matías Rossi e Gianluca Petecof), a operação está baseada em Vinhedo. Já a cidade de Americana, a 125 km da capital paulista, é sede das equipes Lubrax Podium (Felipe Massa e Julio Campos) e Crown Racing (Nelson Piquet Jr. e Enzo Elias), somando quatro carros.
Na área de influência de São Paulo, mas não na capital, estão baseadas as equipes KTF (em Cotia e com os pilotos Cacá Bueno, Rodrigo Baptista, Guilherme Salas e Felipe Baptista), Cavaleiro Sports (Guarulhos, com Marcos Gomes e Denis Navarro) e Hot Car Competições (Cajamar, com Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl). No Paraná, as equipes coirmãs Eurofarma RC e RCM Motorsport estão localizadas no município de Pinhais, somando quatro carros, pilotados por Daniel Serra, Ricardo Maurício, Ricardo Zonta e Bruno Baptista. A serrana Petrópolis, no Rio de Janeiro, é reconhecida há anos como um dos grandes centros da Stock Car e reúne três times, que colocam no total seis carros nesta temporada: A.Mattheis Vogel (Gabriel Casagrande e Lucas Foresti), Ipiranga Racing (Thiago Camilo e Cesar Ramos) e Blau Motorsport (Allam Khodair e Felipe Fraga).

A base das estrelas — Alguns dos principais e mais famosos pilotos da Stock Car em ação no grid atual correm por equipes que são sediadas fora das capitais. Três pilotos com passagens pela Fórmula 1 e um campeão da Indy representam times localizados no interior paulista. Rubens Barrichello corre pela Mobil Ale, enquanto Tony Kanaan representa a Texaco Racing, estruturadas em Vinhedo. Felipe Massa representa a Lubrax Podium Stock Car Team, sediada em Americana, assim como a Crown Racing, que tem em Nelson Piquet Jr. um dos seus pilotos. Também com trajetória na Fórmula 1, Ricardo Zonta defende a RCM Motorsport, com base em Pinhais (PR).

Stock Car Pro Series, temporada 2023
Sedes das equipes:
Americana (SP)
Crown Racing (2 carros, Enzo Elias e Nelson Piquet Jr.)
Lubrax Podium Stock Car Team (2 carros, Felipe Massa e Julio Campos)

Cajamar (SP)
Hot Car Competições (2 carros, Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl)

Cotia (SP)
KTF Sports (2 carros, Cacá Bueno e Rodrigo Baptista)
KTF Racing (2 carros, Felipe Baptista e Guilherme Salas)

Curitiba (PR)
Pole Motorsport (2 carros, Átila Abreu e Rafael Suzuki)

Guarulhos (SP)
Cavaleiro Sports (2 carros, Denis Navarro e Marcos Gomes)

Petrópolis (RJ)
A.Mattheis Vogel (2 carros, Gabriel Casagrande e Lucas Foresti)
Blau Motorsport (2 carros, Allam Khodair e Felipe Fraga)
Ipiranga Racing (2 carros, Cesar Ramos e Thiago Camilo)

Pinhais (PR)
Eurofarma RC (2 carros, Daniel Serra e Ricardo Maurício)
RCM Motorsport (2 carros, Bruno Baptista e Ricardo Zonta)

São Paulo (SP)
Scuderia Chiarelli (2 carros, Raphael Teixeira e Sergio Jimenez)

Vinhedo (SP)
Full Time Sports (2 carros, Gianluca Petecof e Matías Rossi)
Mobil Ale (2 carros, Dudu Barrichello e Rubens Barrichello)
Texaco Racing (1 carro, Tony Kanaan)
Os pilotos da Stock Car 2023 oriundos do interior no Brasil
Átila Abreu – Sorocaba (SP)
Cesar Ramos – Novo Hamburgo (RS)
Felipe Fraga – Jacundá (PA)
Gabriel Casagrande – Francisco Beltrão (PR)
Guilherme Salas – Jundiaí (SP)
Lucas Kohl – Santa Cruz do Sul (RS)
Marcos Gomes – Ribeirão Preto (SP)
Sergio Jimenez – Piedade (SP)

Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: automobilismo stock car

Post navigation

Previous: Cuidados paliativos: qual a sua função no tratamento oncológico?
Next: Mulher — Direitos e Ação

Leia também:

Madrid E-Prix Round 6
  • 24 Horas
  • Auto Motor
  • Formula E

Da Costa vence o histórico E-Prix de Madri e garante dobradinha da Jaguar em corrida eletrizante

Dennis Moraes 21 de março de 2026
ab9886a0-79fe-3df6-befb-18a8988f989f
  • 24 Horas
  • Auto Motor
  • Formula E

CUPRA KIRO apresenta pintura especial para o ePrix de Madri e celebra retorno da Fórmula E à Espanha

Dennis Moraes 20 de março de 2026
m36508_Infosys-Race-Centre---FP-Broadcast
  • 24 Horas
  • Auto Motor
  • Formula E

Infosys e Formula E lançam plataforma com inteligência artificial para revolucionar experiência dos fãs

Dennis Moraes 20 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente