A equipe do Caps “Arte e Vida” (Centro de Atenção Psicossocial – Adulto) promoveu nesta quarta-feira (2) uma visita ao Jornal O Liberal com um grupo de pacientes e funcionários. O objetivo foi conhecer a história do jornal e o processo de produção das informações, desde a sugestão das pautas, passando pela elaboração das matérias, diagramação e impressão final.
Além do jornal impresso, o grupo também teve acesso às outras mídias, como o site do jornal e duas emissoras de rádio.
Os visitantes foram recepcionados pelo editor-executivo, João Colosalle, que explicou todas as etapas, esclarecendo de que forma são produzidas as informações nas mídias e os processos de trabalho que envolvem cada uma delas.
A ideia da visita partiu da coordenação do Caps, pois os pacientes participam de uma oficina, na qual produzem mensalmente um informativo impresso com temáticas diversas. A proposta da oficina é complementar à terapia tradicional ofertada aos pacientes pela equipe multidisciplinar, oferecendo ferramentas que auxiliem no processo terapêutico de forma geral.
De acordo com a supervisora da rede de saúde mental, Paula Reimão, os pacientes se sentiram realizados ao conhecer o jornal. “Nada como estar em meio ao processo de produção para entender, de fato, como tudo funciona. Eles estão motivados e com certeza, todo o conhecimento que receberam aqui vai ajudar muito no processo de recuperação”, comentou.
João Colosalle explicou aos visitantes que uma das missões do jornalismo é a de utilizar a informação como ferramenta para melhorar a comunidade local e transformar a sociedade. “O jornal se presta também ao papel de transformar a sociedade, de ajudar a comunidade com a informação. Eu espero que a visita tenha sido útil ao processo de recuperação do grupo; que as informações que eles obtiveram façam diferença na rotina de cada um”, comentou o editor.
Texto e fotos por Amauri de Souza (MTB – 27493)




VEJA TAMBÉM
Americana inaugura seu primeiro shopping
UniMetrocamp Wyden recebe a ex-atleta Laís Souza e homenageia seu fundador em Campinas
Americana Shopping inaugura no dia 30 de outubro com valor promocional de estacionamento e marcas de destaque do varejo nacional