A programação de julho do programa Pontos MIS, realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC) Americana, destaca o cinema nacional, estreando com a exibição do documentário “Pagliacci” na segunda-feira (10), às 19h30. A entrada é gratuita.
A obra brasileira apresenta a história da Cia La Mínima e, assim, celebra de maneira poética seus 20 anos de atividade, construindo a narrativa através das perspectivas do palhaço – um dos mais importantes personagens do circo -, da montagem do espetáculo Pagliacci e da trajetória do grupo. O resultado é uma mescla sensorial e emocionante que celebra o que há de mais humano e verdadeiro: o riso.
“Pagliacci” (2018) tem 73 minutos e classificação livre. A direção é de Chico Gomes, Júlio Hey e Pedro Moscalcoff e o documentário tem no elenco o fundador da companhia, o artista circense Fernando Sampaio, ao lado do cocriador Domingos Montagner, falecido em 2016.
“O cinema nacional produz belíssimas obras, cheias de referências culturais e sociais do nosso país. Fico muito feliz em ver uma amostra desta riqueza e diversidade representada em Americana e convido a todos a conferirem os filmes”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
As exibições acontecem sempre às segundas-feiras, às 19h30, com entrada franca. No dia 17, será a vez de “Reflexões de um Liquidificador” (2010), seguido por “Além do Homem” (2018) no dia 24. O encerramento da agenda será com o longa “Se Deus Vier, que Venha Armado” (2013).
O Pontos MIS é realizado em Americana através de parceria com o Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. O MAC fica no Centro de Cultura e Lazer (CCL), localizado à Avenida Brasil, nº 1.293, no Jardim São Paulo.
Por Beatriz Costa (Mtb 39.517)
Créditos nas fotos
VEJA TAMBÉM
Presidente e diretor do Sincomercio participam de atividades em Piracicaba
Americana recebe Festival Japa e Rock com gastronomia, cultura japonesa e concurso de cosplay
54% dos bares e restaurantes da região de Campinas iniciam segundo semestre com alta no faturamento