O presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Brochi (sem partido), reuniu-se nesta quarta-feira (21) em seu gabinete com alunas do curso superior de tecnologia Têxtil e Moda da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Americana). As estudantes Maria Luiza Freitas Veloso e Gisele Cristina Felipe idealizaram uma proposta de sustentabilidade e ressignificação de peças de roupa, com o objetivo de mostrar que é possível criar com impactos menores ao meio ambiente, e apresentaram seus trabalhos no Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara.
O conceito de estamparia botânica – técnica que usa folhas, flores, sementes e caules já descartados pela natureza para estamparem roupas – foi tema do trabalho de conclusão de curso de Gisele e Maria. O trabalho foi batizado como “Vestir-se bem emocionalmente e ecologicamente para viver bem”.
Gisele explicou que produziu uma estamparia botânica em um jeans e representantes de uma indústria têxtil da cidade se interessaram pelo trabalho. “A partir disso, customizei um colete que foi estampado e lançado pela empresa em sua coleção de inverno 2024, em São Paulo”, contou.
Ainda durante o desenvolvimento do TCC, as alunas desenvolveram a Coleção Conexão Ecológica. “O objetivo foi trazer vida nova para uma peça velha, utilizando o método de estamparia botânica, além da aplicação de retalhos, trazendo originalidade e criatividade a roupas que possivelmente seriam descartadas”, explicaram.
“É muito bacana conhecer trabalhos de excelência feitos em Americana e com a temática ecológica”, destaca Thiago Brochi. “É um trabalho inovador e sustentável”, completou o chefe do legislativo.




VEJA TAMBÉM
Suzano inicia operação de nova linha de produção que quadriplica capacidade de celulose fluff da empresa
Capivari: Em cerimônia pelos 55 anos do SAAE, prefeito Vitão Riccomini anuncia sede própria para a autarquia
Suzano e Natura assinam Memorando de Entendimento para desenvolvimento de soluções sustentáveis na produção de embalagens