Skip to content
Primary Menu
  • Analice Nicolau
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Região

Inverno chega quarta-feira e dá início à melhor época para a observação do céu

Dennis Moraes 19 de junho de 2023 2 minutes read
52013443023_810f7bd46f_o (4)
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

A estação mais fria do ano chega às 11h58 da próxima quarta-feira (21), trazendo a noite mais longa do ano, menos chuvas e a época mais propícia para a observação do céu – e o Observatório Municipal de Americana (OMA), vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, faz um convite às visitas públicas, que acontecem às quartas e sextas-feiras, em grupos alternados, a partir das 19h. Os interessados podem agendar a atividade, gratuitamente, pelo telefone (19) 3408-4800.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

O astrônomo responsável pelo espaço, Carlos H. A. Andrade, explicou que o céu do inverno “é o mais celebrado para os astrônomos pela quantidade de noites propícias à observação”. Trata-se de uma boa época para visualizar o aglomerado aberto conhecido como Caixa de Jóias na constelação do Cruzeiro do Sul, famoso por ostentar estrelas de cores diferentes.

 

As condições também são favoráveis para a observação de Marte e Vênus, planetas visíveis ao anoitecer. “No OMA, o destaque continua a ser as constelações austrais, em especial o Cruzeiro do Sul. Através do telescópio são mostradas as estrelas e os aglomerados mais interessantes da região, sempre acompanhados de explicação técnica”, destacou.

 

Por motivos de segurança, é proibido o acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula e, na ocorrência de tempo nublado ou chuvoso, a programação é automaticamente cancelada, sendo necessário novo agendamento. O acesso ao Observatório pode ser feito pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

 

Por Beatriz Costa (MTb 39.517)

Foto (OMA): Marilia Pierre

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Americana inverno observação do céu

Post navigation

Previous: Vigilância em Saúde de Nova Odessa divulga áreas de risco para carrapato-estrela e reforça alerta
Next: Os negócios na economia 4.0

Leia também:

Inicio-Obras-Fundacao-Saint-Paul-Residence-Sega
  • Região

Com maquinário inédito na região, Sega inicia fundação do Saint Paul Residence e eleva padrão construtivo em Americana

Dennis Moraes 23 de outubro de 2026
material escolar
  • Região

Região de Campinas terá 11 novas escolas de tempo integral em 2027

Dennis Moraes 23 de outubro de 2026
Mundo Bita
  • Região

Mundo Bita leva programação especial para crianças no Thermas de São Pedro durante outubro

Dennis Moraes 20 de outubro de 2026
  • CLIQUE NA IMAGEM
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente