Alunos, familiares, professores e educadores da Emefei “Professora Antônia Dagmar de Almeida Rosolen” realizaram no sábado (20) o plantio de três flamboyants no Caminho dos Flamboyants, no bairro Dona Margarida. A ação contou com a participação de membros do CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara) e com apresentações da Orquestra Barbarense de Viola Feminina e da Orquestra Barbarense de Viola.
O plantio é complementar a outro trabalho realizado pela escola, em 2018. Na ocasião, a escola realizou o trabalho de pintura de um quadro do Caminho dos Flamboyants, com o artista urbano Leonardo Smania.
O local, conhecido como “Caminho dos Flaboyants” dá acesso ao Complexo Usina Santa Bárbara e fica às margens da Rodovia SP-306, que liga Santa Bárbara à Iracemápolis e é um dos cartões-postais da cidade. O caminho colorido era utilizado antigamente pelos moradores das colônias da Usina Santa Bárbara e seus empregados.
De interesse cultural, histórico e arquitetônico, o patrimônio foi tombado em 2006 pelo Codepasbo e revitalizado em 2013, onde recebeu mais de 450 metros de piso intertravados. Em 2017 o Caminho dos Flamboyants acolheu novamente o “Santão da Usina”. Importada da França pela Família Alves, a imagem do Cristo Redentor foi inaugurada no local em 1930, em Missa Campal.
VEJA TAMBÉM
Inscrições para eleição de novos conselheiros de saúde seguem em Santa Bárbara
Obra de reconfiguração viária segue nas avenidas Bandeirantes e Pérola Byington
Santa Bárbara terá tarde carnavalesca com o Bloco do Traquitana neste domingo (14)